SINOPSE
O presente manual prático de intervenção nas perturbações do espectro do
autismo (PEA) pretende transmitir a informação de que as PEA são uma patologia
do neurodesenvolvimento que exige uma intervenção muito precoce, de caráter
intensivo e multidisciplinar. Assim, tem por objetivo partilhar o conhecimento
teórico e prático sobre as PEA e a sua intervenção, dando a conhecer as diversas
actividades construídas e adaptadas para as várias crianças que já passaram pelo
programa PIPA – Programa Integrado Para o Autismo desenvolvido nos últimos anos
no Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes.
Pretende-se que, tanto os profissionais de saúde e terapeutas, como os
educadores, professores e pais, compreendam a necessidade de os materiais terem
de ser construídos à medida de cada criança para que, em cada etapa do
desenvolvimento, seja feita a estimulação correta. Esta individualização permite
que a criança com PEA possa evoluir e desenvolver-se de forma mais ajustada,
conseguindo fazer as aprendizagens de modo a ter a autonomia e integração social
e profissional na sociedade.
SUMÁRIO
Capítulo 1 As Perturbações do Espectro do Autismo: Diagnóstico
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 2 A Causa do Autismo: Investigação Etiopatogénica
Cláudia Bandeira de Lima e Pilar de Quinhones Levy
Capítulo 3 As Comorbilidades nas PEA
Cláudia Bandeira de Lima, Fernanda Torgal e Rosa Gouveia
Capítulo 4 Tratamento Farmacológico nas PEA
Catarina Nascimento
Capítulo 5 As Metodologias de Intervenção nas PEA
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 6 O Programa PIPA e a Metodologia TEACCH na intervenção das PEA
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 7 A Importância da Avaliação nas PEA (Instrumentos de Avaliação)
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 8 Como Elaborar um Programa de Intervenção
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 9 Como Implementar uma Intervenção nas PEA
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 10 Atividades para a Estimulação da Cognição
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 11 Atividades para a Estimulação da Comunicação
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 12 Atividades para a Estimulação da Motricidade
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 13 Atividades para a Estimulação das Competências Académicas
Cláudia Bandeira de Lima
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 2 A Causa do Autismo: Investigação Etiopatogénica
Cláudia Bandeira de Lima e Pilar de Quinhones Levy
Capítulo 3 As Comorbilidades nas PEA
Cláudia Bandeira de Lima, Fernanda Torgal e Rosa Gouveia
Capítulo 4 Tratamento Farmacológico nas PEA
Catarina Nascimento
Capítulo 5 As Metodologias de Intervenção nas PEA
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 6 O Programa PIPA e a Metodologia TEACCH na intervenção das PEA
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 7 A Importância da Avaliação nas PEA (Instrumentos de Avaliação)
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 8 Como Elaborar um Programa de Intervenção
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 9 Como Implementar uma Intervenção nas PEA
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 10 Atividades para a Estimulação da Cognição
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 11 Atividades para a Estimulação da Comunicação
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 12 Atividades para a Estimulação da Motricidade
Cláudia Bandeira de Lima
Capítulo 13 Atividades para a Estimulação das Competências Académicas
Cláudia Bandeira de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário