quinta-feira, 4 de abril de 2013

Alguns mitos


Ao contrário do que muita gente imagina, as pessoas com autismo não são gênios e não vivem no mundo deles. Em alguns casos mais brandos, como na Síndrome da Asperger, podem apresentar inteligência preservada ou acima da média, bem como uma capacidade de memorização prodigiosa, e interesses restritos, por exemplo.
Melissa, filha de André e Tatiana, com 18 anos hoje, é um desses casos. Sua irmã, Amanda, conta que ela lia o guia de primeiros-socorros aos 4 anos e tocou em um piano a Sinfonia 38, de Mozart, aos 5. “Não tínhamos conhecimento da Síndrome de Asperger até poucos anos atrás. Quando Melissa tinha 15 anos, leu um artigo a respeito e comentou que sobre o assunto com a psicóloga da escola primeiro, por medo de ser criticada, e depois com os pais”.
Ela sofreu bastante humilhação e seu nome e de seus pais são fictícios nesta matéria. “Ela só queria se sentir normal, que ninguém a olhasse como se fosse um alienígena”, conta Amanda. Mesmo com as dificuldades de relacionamento, formou-se em enfermagem em uma escola técnica e estuda para o vestibular.
 
Olhares voltados para o autismo

Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu 2 de abril como Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na data, monumentos como o Cristo Redento, no Rio de Janeiro e o Empire State Building, em Nova York, receberão luzes azuis.
Diversas organizações e fundações ao redor do mundo trabalham favor dos autistas, com incentivos a pesquisas e oferecendo atendimento e tratamentos. Alguns governos também investem.
No Brasil existem muitos centros, entre eles o AMA (Associação dos Amigos do Autista), o A&R (Autismo e Realidade), o Instituto da Família e o Instituto Priorit, o Projeto Amplitude, o Mundo Azul, o AMARS (Associação de Pais e Amigos do Autista), além de trabalhos em universidades e hospitais.
“A informação é a base e o pilar de tudo e através dela poderemos derrubar preconceitos e visões estereotipadas acerca da síndrome. No setor político, alcançamos vitórias significativas como a aprovação de leis municipais e estaduais” explica Denise Aragão, mãe de João Pedro e membro do Grupo Mundo Azul.
Em 27 de dezembro de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei 12.764, que amplia os direitos das pessoas com autismo, desde os âmbitos de inclusão social aos de mercado de trabalho, e institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário