quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TEACCH

TEACCH - Treatment and education of autistic and related communication handicapped children (Tratamento e educação de autistas e de pessoas portadoras de síndromes similares)

Foi desenvolvido na escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, em 1970 e é o primeiro programa para tratamento de pessoas autistas a ser adotado em todo um estado nos Estados Unidos. Consiste em uma abordagem de ensino estruturada baseada na idéia de que o ambiente deve ser adaptado ao autista e não o autista adaptar-se ao ambiente. O programa também leva em conta o nível de entendimento e de interação do autista. As estratégias de ensino são desenvolvidas para aperfeiçoar a comunicação, socialização e habilidades para compreender o seu mundo.

Guia para ensinar a usar o banheiro com estrutura TEACCH

Muitas crianças autistas têm dificuldades em aprender a usar o vaso sanitário. O que pode funcionar para uma criança pode não funcionar para outras. Aqui vai um resumo do TEACCH de como ensinar a usar o vaso sanitário. Um dos elementos do programa TEACCH é o ensino estruturado "Structure Teaching" que são as ferramentas usadas pelo programa para dar o suporte necessário para que o autista aprenda novas habilidades explorando seu lado forte de aprendizagem visual, motricidade e rotina, com isso ganhando mais independência.

Clique aqui e baixe o texto completo em português, traduzido do site www.teacch.com/toilet.htm (em inglês),
e que cotém os seguintes tópicos:

   » Começando;
   » Estrutura física;
   » Estabelecer suporte visual;
   » Problemas específicos;
   » Comunicação;
   » Exemplo de formulário para coleta de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário