terça-feira, 9 de outubro de 2012

Para compreender melhor o autismo

 Criança: Anna Omeltchenko/iStockPhoto - Livro: Divulgação
Convivendo com Autismo e síndrome de Asperger - Estatégias para pais e profissionais. Chris Williams e Barry Wrigh. M.Books, 2008, 326 págs, R$ 49,00
Pesquisas recentes mostram que de duas a sete pessoas em cada 1000 apresentam diagnóstico de Distúrbios do Espectro do Autismo (em inglês Autistic Spectrum Disorder – ASD). Esse termo, segundo a psicóloga infantil Chris Williams e o psiquiatra Barry Wright, autores do livro Convivendo com o Autismo e Síndrome de Asperger, lançado pela M.Books refere-se a distúrbios ligados ao autismo que vai da manifestação infantil da patologia até a síndrome de Asperger. A obra é dirigida especialmente a pais com filhos que sofrem de ASD e querem entender melhor a doença.

O livro traz desde informações básicas – como, por exemplo, a de que o ASD normalmente surge nos três primeiros anos e é cerca de três vezes mais comum em meninos do que em garotas – até orientações de como lidar com a criança com o distúrbio e incentivar seu desenvolvimento. Os autores utilizam linguagem acessível e pesquisas recentes sem banalizar o tema. Ao longo dos 21 capítulos o leitor encontra exemplos de casos e a descrição de vários problemas decorrentes do transtorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário