sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Artigo: “Social cognition and the superior temporal sulcus: Implications in autism”

“Social cognition and the superior temporal sulcus: Implications in autism”

O sinal clínico mais comum dos transtornos do espectro autista (TEA) é o déficit de interação social, o qual aparece associado a déficits de comunicação e a comportamentos estereotipados. Com base nos resultados de pesquisas em neuroimagem, nossa hipótese é que anomalias no sulco temporal superior (STS) estão fortemente implicadas nos TEA.
Essas anomalias são caracterizadas por uma diminuição da concentração de matéria cinzenta, bem como por uma hipoperfusão em repouso e por ativação anormal durante a execução de atividades de caráter social. A ocorrência precoce de anomalias anatômicas e/ou funcionais no STS no processo de desenvolvimento cerebral pode ser considerada o primeiro elemento da cascata de disfuncionamentos neuronais subjacentes ao autismo.
Sabe-se que o STS está altamente envolvido no processamento da informação social: desde a percepção de movimento biológico, como os movimentos do corpo ou do olhar, até processos mais complexos de cognição social. Entre as anomalias de percepção social que podem ser observadas no autismo, a percepção do olhar é particularmente afetada.
Hoje em dia, anomalias na percepção do olhar podem ser medidas de forma objetiva pela metodologia do eye-tracking (mapeamento do olhar). Neste estudo, examinamos os dados recentes sobre o envolvimento do STS na cognição social normal e nas anomalias observadas no autismo, particularmente na percepção do olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário