sábado, 29 de agosto de 2015

Autismo: como tirar a fralda?

Cada criança dentro do espectro autista é diferente, apesar das características em comum. Mas uma dificuldade que eu passei – e vejo muitas mães passando – é o desfralde.
Atendendo a pedidos, hoje quero colocar algumas dicas para o uso do banheiro.
Antes de iniciar o desfralde, precisamos identificar qual a maior dificuldade para isso. Algumas crianças não gostam porque o banheiro é gelado, ou por medo, ou por não querer entrar em banheiros diferentes (fora de casa). No meu caso, a única dificuldade era a falta da percepção de estar molhado ou de estar com vontade de usar o banheiro.
Por onde eu começo?
Primeiro cronometrando as “escapadas” de xixi e cocô. Anote todos os horários durante um dia inteiro. Se for necessário deixá-lo sem fralda neste dia para conseguir marcar melhor, paciência.
desfralde2
Durante alguns dias, acostume-o com o banheiro. Você pode fazer com que ele jogue a fralda suja na lixeira ou o conteúdo na privada. Coloque-o sentado no vaso de vez em quando para que se acostume com a temperatura e com o cheiro do ambiente.

Torne o banheiro um lugar mais agradável possível para ele. Se ele gosta de dinossauros, cole figurinhas, deixe um livrinho que ele goste ao alcance. Coloque um banquinho e um adaptador no assento para que ele consiga subir sozinho. Estimule a independência. Certamente ele ainda não consegue se vestir, então é também um estímulo para que ele tente erguer a calça sozinho.
Quando ele estiver seguro em usar o banheiro, retire a fralda. Compre cuequinhas/calcinhas de algum personagem que ele goste. Daqui pra frente não vale desistir.
Confira nas suas anotações de quanto em quanto tempo terá que levá-lo ao banheiro. No início eu levava de 15 em 15 minutos (haja paciência!). Não pergunte, simplesmente diga “hora do xixi” e leve-o ao banheiro. Tente usar sempre as mesmas palavras quando for levá-lo, para que ele se acostume. Se possível, utilize também uma imagem. Pode ser uma foto ou desenho, algo que o faça lembrar do banheiro.
Não torne as idas ao banheiro maçantes, um castigo. Se ele só conseguir ficar 10 segundos, deixe-o sair.
Sempre que ele fizer o xixi ou o cocô no vaso, lhe dê uma recompensa. Pode ser só um elogio, ou cócegas, algo que o deixe feliz. Não repreenda as escapadas (que certamente serão muitas), apenas coloque uma roupa limpa e mantenha o ritmo.
6632213_f260
Se a criança estiver indo para a escola, comunique-os de suas ações e passe orientações de como proceder. A rotina do banheiro de ser igual, inclusive no que se refere às palavras e/ou imagens.
Com o passar dos dias, você pode ir diminuindo as idas ao banheiro e aumentando um pouco o tempo de permanência lá.
Depois de 6 meses, meu filho pediu pela primeira vez para fazer xixi. Hoje ele está com 3 anos e 9 meses. Pede algumas vezes, outras vai sozinho até o banheiro. Eu fico atenta e percebo quando está se segurando, apertando o pipizinho. Ainda acontecem muitas escapadas. Quase todos os dias. Mas mantenho o foco e a paciência.
Uma criança típica acostuma-se a usar o banheiro em uma ou duas semanas. Eu fiquei nesta batalha por pouco mais de ano. Então, não desanime! Se eu consegui, acredito que qualquer um também conseguirá!

7 comentários:

  1. tenho um irmão com autismo. Isto pode ajudar:
    https://youtu.be/JWK1wM_GfZg

    ResponderExcluir
  2. tenho um irmão com autismo. Isto pode ajudar:
    https://youtu.be/JWK1wM_GfZg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vcs estão seguindo o protocolo?
      onde comprar o clorito de sodio

      Excluir
  3. Renato, vc esta seguindo esse protocolo?
    genaroglapa@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gênero, tenotei te responder por email mas voltou. Seu email deve estar errado.cadastre-se nesse grupo do link q poderão te ajudar: https://groups.yahoo.com/neo/groups/autismoesperanca/info

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gênero, tenotei te responder por email mas voltou. Seu email deve estar errado.cadastre-se nesse grupo do link q poderão te ajudar: https://groups.yahoo.com/neo/groups/autismoesperanca/info

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Como vc usou o recurso da imagem? Cola na porta do banheiro ou dentro do banheiro mesmo?

    ResponderExcluir