quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A Notícia recebe Prêmio IGK por série de reportagens sobre autismo


jornal A Notícia foi reconhecido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) como um dos vencedores do 13º Prêmio IGK – A Grande Jogada Social, premiação que valoriza pessoas e entidades cujos trabalhos promovem a educação de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
A Notícia recebe Prêmio IGK por série de reportagens sobre autismo André Motta/Divulgação

O mérito foi concedido ao AN graças à série de reportagens Por um mundo mais azul, que reúne informações esclarecedoras e histórias emocionantes sobre oTranstorno do Espectro Autista (TAE), popularmente conhecido como autismo.

CONFIRA A REPORTAGEM:

A cerimônia de premiação ocorreu na noite do último domingo em Florianópolis, onde outros sete trabalhos foram reconhecidos, totalizando R$ 28 mil distribuídos entre os ganhadores.

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, o AN publicou a primeira de três reportagens da série premiada. O nome Por um mundo mais azulfaz referência à cor-símbolo do TAE, pois, de cada cinco autistas, quatro são meninos. O material esclarece que o transtorno é um tipo de deficiência intelectual que se apresenta em vários graus.

Convivendo com o TAE – A história começa a ser contada pelo menino Luís Fernando Baungarten, que tem autismo grave. Matheus Lopes da Silva, Vitor Pinter e Manoel Grabowski são garotos que apresentam grau moderado do transtorno e necessidades completamente diferentes uns dos outros, acentuando os vários tons de azul presentes na paleta do autismo.

O esporte, principalmente por meio da equoterapia (método terapêutico e educacional que utiliza cavalos nas atividades), aparece como o diferencial no desenvolvimento de autistas que podem chegar a ser como Gian Matheus Machado, em quem o transtorno desenha traços leves.

Ao todo, seis pessoas participaram da produção do conteúdo. A reportagem foi de Luiza Martin – que recebeu o troféu em nome da equipe –, a edição de Genara Rigotti, o design gráfico de Jacqueline Tkac, as fotos de Salmo Duarte e Rodrigo Philipps e a edição de vídeo de Leonardo Maia.


2 comentários: