TRADUÇÃO DO TEXTO – PORTUGUÊS
Bons professores me ajudaram a
superar o autismo.Com 2 ½ anos fui colocada em uma escola com estrutura de
enfermagem e professores experientes.Desde os meus primeiros anos fui ensinada
a ter boas maneiras e a me comportar em uma mesa de refeições. Crianças
autistas precisam de uma rotina estruturada e de professores que sabem ser
firmes mas gentis.
No período de 2 ¼ e 5 anos meu dia era
estruturado e eu não tinha permissão para
me “desligar”. Eu tinha sessões individuais de fonoterapia 5x/semana,
minha mãe contratou uma babá que passava de 3 a 4 horas/dia brincando e jogando
comigo e minha irmã. Ela ensinou “turn talking”(conversa bate e volta?) durante
as brincadeiras. Quando nós fizemos um boneco de neve, ela me deixou fazer a
parte de baixo da bola e minha irmã fazia a próxima parte. Nos horários das
refeições, todos comíamos juntos e eu não tinha permissão para fazer nenhum STEMS
. Eu só tinha permissão para voltar ao comportamento autista no período
de uma hora de descanso pós-almoço. A combinação entre escola, fonoterapia,
atividades de brincadeira, refeições com “bons modos” somavam mais de 40
horas/semana em que meu cérebro era mantido conectado ao trabalho.
1)
Muitos autistas são
pensadores visuais. Eu penso através de imagens. Eu nõa penso através de
linguagem. Todos os meus pensamentos são como videotapes passando em minha
imaginação. Figuras são a primeira linguagem e palavras são a minha segunda
linguagem. Substantivos foram as palavras mais fáceis de aprender pois eu podia
relacionar uma figura às palavras e minha mente.Para aprender palavras como
“para cima” ou “para baixo” a professora precisa demonstrá-las para a criança.
Poe exemplo: pegue um avião de brinquedo e diga “para cima” enquanto faz o
movimento de decolagem e diga “para baixo” enquanto faz o movimento de
aterrizagem.
2)
Evite instruções
verbais longas. Autistas tem dificuldade em lembrar seqüências. Se a criança
sabe ler,escreva as instruções em um papel. Eu não consigo guardar
seqüências.Se eu perguntar por informações de percursos em um posto de
gasolina, eu só consigo lembrar três etapas da explicação; se a instrução é
maior preciso escrevê-la. Eu também tenho dificuldade para lembrar números de
telefones porque eu não consigo montar uma figura em minha cabeça.
3)
Muitas crianças
autistas são boas em desenho, arte e programação de computadores. Estes
talentos precisam ser encorajados. Eu acho que deveria haver muito mais ênfase
no desenvolvimento dos talentos destas crianças.
4)
Muitas crianças
autistas se fixam em um assunto como trens e mapas. A melhor maneira de lidar
com estas fixações é usá-las para motivar os trabalhos da escola. Se a criança
gosta de trens, use os trens para ensinar a ler e para ensinar matemática.Leia
um livro sobre trens e faça exercícios de matemática usando trens. Por exemplo:
calcule quanto tempo um trem leva para ir de Nova Iorque a Washington.
5)
Use métodos visuais
concretos para ensinar conceitos numéricos. Meus pais me deram um brinquedo de
matemática que me ensinou os números.Consistia de um kit de blocos com
diferentes comprimentos e cores para cada número de 1 a 10.Com ele eu aprendi a
somar e subtrair. Para aprender frações minha professora tinha uma maçã de
madeira cortada em quatro partes e uma pêra de madeira cortada ao meio. Com
este material eu aprendi o conceito de um quarto e meio.
6)
Eu tinha a pior
caligrafia da minha classe. Muitos autistas têm problema de motricidade
manual.Caligrafia caprichada é muitas vezes difícil e isto pode frustrar muito
a criança.Para reduzir esta frustração e ajudar a criança a gostar de escrever,
deixe-a digitar no computador. Digitação é geralmente mais fácil.
7)
Algumas crianças
aprenderão a ler mais facilmente com o uso de fones e outros aprenderão melhor
decorando palavras.Eu aprendi com fones.Minha mãe me ensinou regras fonéticas e
me fazia emitir os sons relacionados às palavras. Crianças com muita ecolalia
geralmente aprenderão melhor se forem usados cartões e livros com figuras para
que as palavras sejam associadas a figuras. É importante que se tenha a figura
e a palavra impressa no mesmo lado do cartão. Para ensinar substantivos a
criança precisa escutar você falar a palavra, ver a figura e a palavra escrita
simultaneamente. Por exemplo, para ensinar um verbo: segure um cartão que diz
“pular” e você fala “pular” enquanto executa o ato de pular.
8)
Quando eu era criança,
sons altos como o sino da escola, doíam nos meus ouvidos como o barulho do
“motorzinho” do dentista alcançando um nervo.Crianças autistas precisam ser
protegidas de sons que machucam seus ouvidos. Os sons que causam mais problema
são os sinos de escola, sistemas de amplificação eletrônica em áreas públicas,
zumbidos de ginásios e os sons de cadeiras raspando no
chão. Em muitos casos, as crianças
terão maior tolerância aos ruídos se os mesmos forem ligeiramente abafados por
panos ou fita adesiva. O barulho de raspar das cadeiras pode ser amenizado com
o uso de protetores nos pés das cadeiras ou de carpetes. Uma criança pode temer
uma determinada sala porque tem medo que possa ser atingida pelo ruído da
microfonia ocasionada pelo sistema de amplificação eletrônica. O medo de um
determinado som pode causar mau comportamento da criança. Se a criança cobre os
seus ouvidos é indicação que algum som a está incomodando.
9)
Alguns autistas se
incomodam com distrações visuais ou luzes fluorescentes.Eles podem ver o pulsar
de 60 ciclos de eletricidade. Para evitar este problema, coloque a
carteira/mesa da criança perto da janela e evite luz fluorescente. Se não puder
evitar as luzes fluorescentes, use lâmpadas novas que pulsam menos.
10) Alguns autistas hiperativos , que se inquietam a toda hora,
acalmariam se lhes fossem dados uniformes acolchoados, com certo peso, para
vestir. A sensação de pressão do vestuário ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Para melhores resultados, a vestimenta deveria ser usada por 20 minutos e então
retirada por alguns minutos para prevenir que o sistema nervoso se acostume com
ela.
11) Alguns autistas responderão melhor e terão um melhor contato
visual e fala se a professora interagir com eles enquanto estão num balanço ou
rolando em uma esteira. O estímulo sensorial do balanço ou a pressão da esteira algumas vezes ajudam a melhorar a fala. O balanço deveria sempre ser um jogo
divertido e nunca ser forçado.
12) Algumas crianças e adultos podem cantar melhor do que
falar.Eles podem responder melhor se as palavras e frases forem cantadas para
eles.Algumas crianças com extrema sensibilidade sonora, responderão melhor se a
professora sussurrar para eles.
13) Algumas crianças não-verbais e adultos não conseguem
processar estímulo verbal e visual ao mesmo tempo. Eles são “mono-canal”.Eles
não podem ver e ouvir ao mesmo tempo. Não se deve pedir a eles que olhem e
escutem ao mesmo tempo.Precisa dar-lhes uma tarefa visual ou uma tarefa
auditiva. Seus sistemas nervosos imaturos não conseguem processar os estímulos
visuais e auditivos ao mesmo tempo.
14) Em crianças não-verbais mais velhas e adultos, o toque geralmente
dá maior sensação de segurança. É geralmente fácil para eles sentirem. O
significado das letras pode ser ensinado permitindo que as crianças toquem
letras de plástico. Eles podem aprender a rotina diária, sentindo alguns
objetos, minutos antes da atividade ser executada. Por exemplo : quinze minutos
antes do almoço dê uma colher para eles segurarem. Deixem que eles segurem um
carrinho de brinquedo poucos minutos antes de sair de carro.
15) Alguns adultos e crianças autistas aprenderiam melhor se o
teclado do computador fosse colocado
próximo à tela para que pudessem ver o teclado e a tela simultaneamente.Alguns
indivíduos têm dificuldade em lembrar se eles têm que olhar para cima após
teclar.
16) Crianças não-verbais terão mais facilidade em associar palavras
às figuras se elas visualizarem a palavra escrita e a figura em um
cartão.Alguns não entendem desenhos e por isto é recomendável se trabalhar
primeiramente com objetos reais e fotos.
17) Alguns indivíduos autistas não sabem que a fala é usada para
comunicação.O aprendizado da linguagem seria facilitado se exercícios de
linguagem promovessem a comunicação. Se o indivíduo pedir uma xícara lhe dê a
xícara.Se ele pedir um prato quando quer uma xícara lhe dê o prato. O indivíduo
precisa aprender que quando ele fala palavras, coisas concretas acontecem. É
mais fácil para o autista entender que as palavras estão erradas se elas
resultarem em objetos incorretos.
18) Muitos autistas têm dificuldade em usar o mouse do
computador. Tente um mouse com dispositivo do
tipo “tracking ball” com botões separados para cliques. Autistas com problemas de motricidade manual acham muito
difícil segurar o mouse enquanto clicam.
19)
Crianças com
dificuldade em entender a fala têm trabalho em diferenciar os sons de
consoantes de som forte como “D” em “dog” ou “L” em “log”.Minha professora de
fala me ensinou a ouvir estes sons através
de enunciados fortes e prolongados dos sons das vogais.
20) Vários pais me disseram que o uso de legendas na televisão
ajudou seus filhos a aprenderem a ler.A criança era capaz de ler as legendas
nas fitas e combinar as palavras escritas com as faladas.Gravar o programa
favorito com legendas, em fitas, seria útil pois a fita pode ser vista, revista
e pausada.
21) Alguns indivíduos autistas não entendem que o mouse mexe a
seta na tela.Eles poderiam aprender melhor se fosse colado um desenho da seta,
idêntico ao da tela, em cima do mouse.
22) Crianças e adultos autistas podem ver o “piscar” da tela do
computador.Eles podem enxergar melhor em laptops e telas planas que “piscam”
menos.
23) Autistas que têm medo de escadas rolantes geralmente têm
problemas de processamento visual.Eles têm medo porque não conseguem determinar
quando devem entrar e sair da escada.Estes indivíduos também podem não tolerar
luzes fluorescentes. “THE IRLEN COLORED GLASSES” podem ser úteis para eles.
24) Indivíduos com processamento visual deficiente com
freqüência acham mais fácil ler letras impressas na cor preta sobre papel
colorido, para diminuir o contraste.Tente papel bege claro, azul claro, cinza
ou verde claro.Experimente com cores diferentes. Evite amarelo brilhante que
pode incomodar os olhos dos autistas. . “THE IRLEN COLORED GLASSES” também
podem facilitar a leitura.
June, 2000
Center for the Study of Autism
Center for the Study of Autism
Dr. Temple Grandin was diagnosed with autism at age 2.
Temple is the
author of two autobiographies: Emergence:
Labeled Autistic, Arena
Press (1986) and Thinking
in Pictures, Double
Day (1995). She is currently an Associate Professor at the University of Colorado,
an international speaker on Autism and the humane treatment of animals. She is
the owner of Grandin Livestock Systems and a world renowned designer of
livestock handling facilities.
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