terça-feira, 2 de junho de 2015

Criança diagnosticada com autismo e condenada por especialistas é sumidade em astrofísica

O que você vai ler agora é a história real da vida de Jacob Barnett. Jacob é um jovem garoto, que quando criança, com apenas dois anos de idade, foi diagnosticado com autismo. Sua história de vida é a prova que determinados diagnósticos e consequentes tratamentos podem invariavelmente serem mais nocivos do que saudáveis.
Na época em que a criança fora submetida a um sistema especial de educação, um especialista chegou a afirmar que Jacob Barnett nunca iria amarrar os sapatos, ler ou ter uma vida normal na sociedade. Durante anos, os professores tentaram convencer Kristine Barnett, sua mãe, que o menino só seria capaz de aprender as habilidades mais básicas para a vida.
Após anos de frustração e pouco progresso, Kristine tomou a decisão de retirá-lo do sistema tradicional de terapia educacional.  Decidiu ignorar os conselhos dos profissionais ao invés de seguir um protocolo especial padronizado.
Intuitivamente, Kristine sabia que deveria agir por si só, contrariando a opinião de especialistas. Estimulando a criatividade, deixou a criança livre para escolher seus próprios assuntos de interesse.  Com a ajuda de uma mãe preocupada e atenciosa aos detalhes, Jacob conseguiu superar os obstáculos e surpreender a todos.
Quando Jacob fez 11 anos de idade, entrou para a faculdade e começou a estudar física e astrofísica na universidade na Indiana University-Purdue University, em Indianapolis. 
Segundo seu professor:
"A teoria em que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica. Qualquer um que resolva estes problemas é um sério candidato ao Prêmio Nobel."
Jacob tem um QI de 170 - maior do que o de Einstein e é o mais novo pesquisador em astrofísica do mundo. Saiu em noticiários e deu diversas entrevistas.

Veja abaixo o video da conferência de Jacob Barnett para o TED:

Nenhum comentário:

Postar um comentário