O
que é uma Sala de Recursos Multifuncionais - SRMF?
São
espaços físicos localizados nas escolas públicas onde se
realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
As
SRMF possuem mobiliário, materiais didáticos e
pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos
específicos para o atendimento dos alunos que são público
alvo da Educação Especial e que necessitam do AEE no
contraturno escolar.
A
organização e a administração deste espaço são de
responsabilidade da gestão escolar e o professor que atua
neste serviço educacional deve ter formação para o
exercício do magistério de nível básico e conhecimentos
específicos de Educação Especial, adquiridos em cursos de
aperfeiçoamento e de especialização.
O
que é o atendimento educacional especializado (AEE)?
O
atendimento educacional especializado (AEE) é um serviço da
educação especial que identifica, elabora, e organiza
recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as
barreiras para a plena participação dos alunos,
considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC,
2008).
O
ensino oferecido no atendimento educacional especializado é
necessariamente diferente do ensino escolar e não pode
caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou
complementação das atividades escolares. São exemplos
práticos de atendimento educacional especializado: o ensino
da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código
BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização
de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação
alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a
orientação e mobilidade, a preparação e
disponibilização ao aluno de material pedagógico
acessível, entre outros.
O
que é tecnologia assistiva e que relação ela tem com a
Sala de Recursos Multifuncional ?
De
acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas
Técnicas (CAT), tecnologia assistiva "é uma área do
conhecimento, de característica interdisciplinar, que
engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias,
práticas e serviços que objetivam promover a
funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de
pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade
reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de
vida e inclusão social. (CAT, 2007)
A
tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia
utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma
atividade necessária e pretendida por uma pessoa com
deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a
tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação
do aluno com deficiência nas diversas atividades do
cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais
comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola os
materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a
comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao
computador, os recursos para mobilidade, localização, a
sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades
posturais, entre outros.
Como
se organiza o serviço de tecnologia assistiva na perspectiva
da educação inclusiva?
No
atendimento educacional especializado, o professor fará,
junto com o aluno, a identificação das barreiras que ele
enfrenta no contexto educacional comum e que o impedem ou o
limitam de participar dos desafios de aprendizagem na escola.
Identificando esses "problemas" e também
identificando as "habilidades do aluno", o
professor pesquisará e implementará recursos ou
estratégias que o auxiliarão, promovendo ou ampliando suas
possibilidades de participação e atuação nas atividades,
nas relações, na comunicação e nos espaços da escola.
A
sala de recursos multifuncional será o local apropriado para
o aluno aprender a utilização das ferramentas de tecnologia
assistiva, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia.
Não poderemos manter o recurso de tecnologia assistiva
exclusivamente na sala multifuncional para que somente ali o
aluno possa utilizá-lo.
A
tecnologia assistiva encontra sentido quando segue com o
aluno, no contexto escolar comum, apoiando a sua
escolarização. Portanto, o trabalho na sala se destina a
avaliar a melhor alternativa de tecnologia assistiva,
produzir material para o aluno e encaminhar estes recursos e
materiais produzidos, para que eles sirvam ao aluno na escola
comum, junto com a família e nos demais espaços que
frequenta.
São
focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na
perspectiva da educação inclusiva:
- a tecnologia assistiva numa proposição de educação para autonomia,
- a tecnologia assistiva como conhecimento aplicado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos, e
- a tecnologia assistiva promovendo a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação destes alunos nos desafios educacionais.
A
tecnologia assistiva é uma área de atuação da educação
ou é exclusiva da área clínica?
O
tema da tecnologia assistiva nasceu associado à ideia de
reabilitação e era inicialmente vinculado à prática de
profissionais da saúde. A mudança de entendimento sobre o
que é a deficiência e especialmente o novo modelo
biopsicossocial e ecológico de compreendê-la como o
resultado da interação do indivíduo, que possui uma
alteração de estrutura e funcionamento do corpo, com as
barreiras que estão impostas no meio em que vive;
mostram-nos que os impedimentos de participação em
atividades e a exclusão das pessoas com deficiência são
hoje um problema de ordem social e tecnológica e não
somente um problema médico ou de saúde.
As
grandes e mais importantes barreiras estão, muitas vezes, na
falta de conhecimentos, de recursos tecnológicos, na não
aplicação da legislação vigente, na forma como a
sociedade está organizada de forma a ignorar as diferentes
demandas de sua população.
Nesse
sentido, o conceito e a prática da tecnologia assistiva
também evolui saindo da concepção de recursos médicos ou
clínicos para um bem de consumo de um usuário que busca um
apoio tecnológico para resolução de um problema de ordem
pessoal e funcional. Nessa perspectiva, o usuário deixa de
ser um paciente e assume o papel de quem busca no âmbito da
tecnologia assistiva a informação sobre o que é mais
apropriado para suprir a sua deficiência e os recursos
disponíveis para o seu caso específico. A tecnologia
assistiva envolve hoje várias áreas do conhecimento tais
como a saúde, a reabilitação, a educação, o design, a
arquitetura, a engenharia, a informática, entre outras.
A
tecnologia assistiva é, acima de tudo, um recurso de seu
usuário e a equipe coloca seu conhecimento à disposição
para que ele encontre o recurso ou a estratégia que atenda a
sua demanda de atuar e participar de tarefas e atividades de
seu interesse.
Na
prática, em se tratando de crianças com deficiência, o
lugar por excelência da atuação da tecnologia assistiva é
a sala de recursos multifuncional, onde se oferece um
serviço que identifica, elabora e disponibiliza recursos que
ampliam a participação do aluno com deficiência nos
desafios educacionais propostos pela escola comum.
Textos
sobre o Atendimento Educacional Especializado.
- Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Atendimento Educacional Especializado
e Laboratórios de Aprendizagem: O Que São e a Quem
se Destinam (80kB)
Livros
sobre o Atendimento Educacional Especializado.
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. O Atendimento Educacional
Especializado para Alunos com Deficiência
Intelectual
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Os alunos com deficiência
visual, baixa visão e cegueira
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Abordagem Bilíngue na
Escolarização de Pessoas com Surdez
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Surdocegueira e Deficiência
Múltipla
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Recursos Pedagógicos
Acessíveis e Comunicação Aumentativa e Alternativa
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Orientação e mobilidade,
adequação postural e acessibilidade espacial
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Livro Acessível e Informática
Acessível
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Transtornos Globais do
Desenvolvimento
- A Educação Especial na Perspectiva
da Inclusão Escolar. Altas
Habilidades/Superdotação
- AEE - Pessoa com Surdez
- AEE - Deficiência Física
- AEE - Deficiência Mental
- AEE - Deficiência Visual
- Manual de Acessibilidade
- Portal de Ajudas Técnicas - Recursos
Pedagógicos Adaptados
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