A Importância da Estimulação Psicomotora no Berçário e na Educação Infantil
A
estimulação psicomotora no Berçário e na Educação Infantil é de suma
importância para o desenvolvimento global das crianças. O bebê conhece o
mundo através de suas percepções e movimentos
e, progressivamente, vai aperfeiçoando esses movimentos e adquirindo
habilidades, passando de um estágio de sensações à construção de uma
vida psíquica elaborada.
Nessa fase, o bebê manifesta suas emoções através de movimentos,
mímicas, códigos visuais e sinais, que os pais e profissionais terão que
aprender a reconhecer para poderem se relacionar com o bebê.
De 0 a 1 ano e três meses, o bebê passa por diversas transformações
motoras que o preparam para obter uma boa postura e sustentação durante a
marcha.
Com isso, a prática da estimulação psicomotora, dos cuidados e das
experiências interativas intencionalmente produzidas e intermediadas
pelos responsáveis e escolas, tem grande importância nos vínculos
afetivos e no amadurecimento neuropsicomotor do bebê no futuro. Toda
experiência precoce é fundamental para a criação de uma base
psicomotora, através da qual ele desenvolve sua independência, autonomia
e maturidade sócio-emocional.
Portanto, no Berçário, organizamos uma rotina de atividades que
incentivam os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social, baseadas
em experiências cotidianas, que mostram que um bebê estimulado de forma
consciente e adequada se adapta com maior facilidade ao contexto
escolar.
Padrões Motores para o Desenvolvimento da Postura nas Diversas Fases do Bebê
No berçário, acompanhamos as diversas fases do desenvolvimento motor do bebê da seguinte maneira:
0 a 4 meses: controle dos músculos óculo-motores e
equilíbrio da cabeça (fixar o olhar a partir de um estímulo, acompanhar
objetos com a cabeça, ficar de bruços, rolamentos, fazer movimentos
reflexos, etc);
5 a 10 meses: desenvolvimento dos músculos do
tronco e dos braços (sentar, explorar objetos, deslocar-se para frente,
engatinhar, erguer e baixar objetos, etc);
10 meses a 1 ano e três meses: fortalecimento de pernas para posição bípede e marcha com e sem apoio de objetos, até a aquisição de autonomia de movimento.
É de suma importância respeitar cada fase de desenvolvimento do seu
bebê, pois “pular” alguma das fases pode ocasionar falta de estímulos
neurológicos de base na criança, como, por exemplo: gagueira, falta de
equilíbrio, de coordenação, de tônus, dentre outros. Por isso, em casa;
os pais devem continuar a estimular seus filhos, deixando-os livres e
com brinquedos para que possam desenvolver um bom equilíbrio corporal.
Além disso, não só nessa fase, mas até os 6 anos, estimulamos todas
as áreas do conhecimento para garantir o desenvolvimento global dos
nossos alunos, fazendo com que a criança experimente diversos materiais,
texturas e sensações corporais para maior equilíbrio motor, afetivo e
cognitivo.
Um trabalho de base efetivo nos primeiros anos de vida, traz grandes benefícios ao longo de toda a vida da criança.
Abaixo segue o vídeo explicativo da TVHDN, de algumas atividades de estimulação psicomotora para bebês.
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