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"Os temas (ciúme,
medo, ansiedade, estresse, inquietação, entre outros) abordados nesta
coleção apresentam caminhos de superação para enfrentar, com mais
serenidade, os impasses da vida.
O
termo autismo foi empregado pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra
suíço Eugen Bleuler, para descrever a fuga da realidade e o retraimento
para o mundo interior em pacientes adultos acometidos de esquizofrenia.
Somente em 1943, o psiquiatra Leo Kanner descreveu com maior precisão o
autismo infantil. A partir da década de 1970, os meios científicos
manifestaram um crescente interesse pelo assunto, o que possibilitou o
desenvolvimento de pesquisas nos âmbitos neurobiológico, cognitivo e
psicanalítico.
O autismo,
hoje, não é considerado um estado mental fixo, irreversível e imutável,
mas o resultado de um processo que pode, ao menos em parte, ser
modificado por meio de intervenções terapêuticas.
A
obra apresenta um amplo panorama desse complexo distúrbio da
personalidade: a evolução e as diversas correntes de estudos, os métodos
de avaliação e diagnóstico, e as formas de tratamento, que aliam
medidas educativas, pedagógicas e terapêuticas. Revela a importante
contribuição advinda do comportamento dos responsáveis pelos cuidados
das crianças, além de abordar a questão do autismo na adolescência e na
vida adulta. E enfatiza o reconhecimento do autista como sujeito,
assegurando-lhe o acesso a meios que permitam uma autêntica comunicação e
convivência com as outras pessoas."
Capítulo I - Surgimento do conceito de autismo infantil
Capítulo II - Autismo, psicoses infantis, distúrbios invasivos do desenvolvimento: Classificações e debates nosográficos
Distúrbios do desenvolvimento
Distúrbios da personalidade
Contribuição do movimento pedopsiquiátrico francês
Capítulo III - Autismo: epidemiologia, genética e neurobiologia
Dados epidemiológicos
Pesquisas genéticas
Pesquisas bioquímicas
Pesquisas neurofisiológicas
Estudo das imagens cerebrais
Outras pesquisas biológicas
Conclusão
Capítulo IV - Autismo e ciências cognitivas
A inteligência das crianças autistas
Pesquisas de um déficit cognitivo específico
Capítulo V - O autismo infantil e o movimento psicanalítico
Capítulo VI - O exame da criança autista e psicótica: diagnóstico e avaliação
Análise clínica
Análise somática
Análise psicológica
Escalas de avaliação
Análise da linguagem
Análise psicomotora
Formas particulares de autismo e síndromes assemelhadas
Capítulo VII - Diagnóstico precoce do autismo infantil
A importância do diagnóstico precoce
Relação de sinais observáveis de suspeita de autismo nos primeiros 18 meses de vida
Sinais observados
Resultados das pesquisas atuais sobre os sinais precoces
Problema diagnosticado
Conclusão
Capítulo VIII - Evolução do autismo e das psicoses precoces
Diversas pesquisas
Fatores de prognóstico
Adolescência
Autismo na idade adulta
Capítulo IX - Os pais
Personalidade parental e psicose precoce da criança
Fatores familiares associados à psicose
Experiência dos pais
Ação dos profissionais com os pais de crianças psicóticas
Associações de pais
Capítulo X - Tratamento das crianças autistas e psicóticas
Métodos exclusivamente educativos
Terapias institucionais
Outras ações terapêuticas
Conclusão
Bibliografia
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quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Livro: Autismo Infantil: O que é e como tratar
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