terça-feira, 28 de abril de 2015

3 tipos de atividades lúdicas para entreter crianças com autismo

Aprenda essas valiosas dicas de atividades lúdicas que podem ser oferecidas para a criança com autismo, que devem estimular as áreas da interação social, comportamento e comunicação

  • O autismo é uma desordem que faz parte de um grupo de síndromes chamada Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Essa disfunção afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente).
    O autismo acarreta o comprometimento de 3 principais eixos:
    1. Interações sociais.
    2. Comportamentos estereotipados, repetitivos e restrição de interesses.
    3. Comprometimentos qualitativos na comunicação e na linguagem.
    brincar, assim como para qualquer criança, representa um papel importantíssimo para o desenvolvimento da criança autista, pois contribui para a socialização, têm efeitos positivos sobre a aprendizagem, estimula o desenvolvimento de habilidades básicas e a aquisição de novos conhecimentos.
    As atividades lúdicas que forem oferecidas para a criança com autismo podem estimular as áreas da interação social, comportamento e comunicação.
    Segue algumas ideias de atividades para entreter uma criança com autismo e ainda contribuir para seu desenvolvimento:
  • 1. Passeio no super carro

    esta atividade consiste em puxar a criança sobre um colchão ou cobertor pelo quarto. Você deve fantasiar a brincadeira para ser interessante, por exemplo, dizer que agora a criança vai andar no super carro relâmpago McQueen (Disney) e estimular a criança a repetir a palavra passear quando quiser mais. Nesta brincadeira estimula-se a comunicação verbal e período de atenção por 10 minutos ou mais.
  • 2. O sapo comedor de bolhas

    para esta atividade você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. A atividade consiste em fazer bolhas de sabão e com entusiasmo e animação fazer o sapo "comer" as bolhas. Dessa forma estimula-se a comunicação verbal quando a criança tem que dizer "bolha" para o sapo comer e o contato visual. O período de atenção é de 5 minutos ou mais.
  • 3. Dado das brincadeiras

    esta atividade desenvolve a atenção por 15 minutos ou mais, flexibilidade e participação física. Você precisará de um dado gigante que poderá ser confeccionado com papelão ou tecido. Cada face do dado deve conter uma ação a ser realizada pela criança, por exemplo:
    PULAR - deve-se incentivar a criança a repetir a palavra "pular" e junto com ela pular o mais alto que conseguir.
    RODAR - girar em torno do próprio eixo com a criança em seu colo.
    ESCORREGAR - puxar a criança gentilmente sobre um cobertor.
    BALANÇAR - balançá-la em seus braços, em uma rede ou em uma balança.
    APERTAR - oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidade de pressões em diversas partes do corpo da criança.
    PASSEAR - levar a criança de "cavalinho" em suas costas.
    É importante incentivar a pronúncia das palavras a cada atividade.
    Muitas outras atividades podem ser encontradas em pesquisas pela internet. Há muito material que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com autismo.
    O importante é compreender que ela é uma criança que precisa ser amada acima de tudo e estimulada um pouco mais para que se desenvolva. Livrar-se de todo preconceito e buscar informação são atitudes essências para ajudar uma criança com autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário