domingo, 1 de fevereiro de 2015

AUTISMO E O O PAPEL DOS PAIS NO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Quando pensamos no diagnóstico do autismo, alguns pais, ao perceberem que há algo de errado com seu filho, ignoram a situação por um tempo, acreditando que será uma fase passageira. Outros, por medo, acabam adiando a visita ao especialista. Esse tipo de reação é normal, afinal somos todos seres humanos e estamos sujeitos a sentimentos como negação e resistência. O importante é, em algum momento – na verdade o quanto antes, deixar a insegurança de lado e seguir em frente!
Isso porque o diagnóstico precoce do autismo contribui enormemente para conter o avanço do TEA. Quanto mais cedo diagnosticada e tratada, mais chances a criança tem de se desenvolver melhor. Em entrevista ao site Saúde Plena, Fábio Barbirato, coordenador do Serviço de Atendimento e Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, explica: “quando a intervenção é realizada em crianças menores de 3 anos, a melhora é de 80%. Aos 5 anos cai para 70% e acima disso fica muito prejudicada”.
Portanto, o mais importante é realmente ficar atento ao comportamento do seu filho e, caso algum indício de autismo aparecer, não fechar os olhos, não resistir à notícia e buscar ajuda de imediato, pois o TEA pode progredir com a espera e relutância dos pais em confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário