sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TREINO DO USO DO BANHEIRO

             O banheiro é uma das áreas onde as crianças com autismo parecem ter a última palavra. Se a criança se enrijece e se nega a sentar no vaso, todas as tentativas para convencê-la serão em vão!
            O que se aplica a crianças em geral, aplica-se da mesma forma a crianças com autismo, e mais ainda. Além dos desafios normais que o treinamento do uso do banheiro oferece, as crianças autistas apresentam mais alguns:
1.    Frequentemente apresentam dificulade de aprendizagem e, por issso, podem levar muito mais tempo para adquirir as habilidades básicas necessárias para tornarem-se independentes no uso do banheiro.
2.    Como têm dificuldades de linguagem e comunicação, não pedem nem avisam quando precisam ir ao banheiro.
3.    Estranham situações novas. Por isso demoram a se acostumar a ficar sem a fralda.
4.    Devido à dificuldade de compreensão do mundo social, não percebem que é socialmente inadequado fazer xixi ou cocô em qualquer lugar.
5.    Pelo mesmo motivo acima, podem querer brincar com a urina ou fezes. Também  por acharem ser um “produto” seu.
6.    Sentar no vaso parece ser mais difícil para os meninos pois eles aprendem a fazer o xixi bem antes do cocô. Talvez por se sentirem inseguros, especialmente quando são bem pequenos.
7.    Frequentemente, as crianças com autismo têm distúrbios sensoriais e assim, podem não sentir os movimentos intestinais.
Como começar a atacar o problema?
            Há duas coisas que cada pai e mãe precisa ter em abundância: paciência e senso de humor! Ambos são, muitas vezes, difíceis de se conseguir. No entanto, se você mantiver estas qualidades, a lono prazo elas farão muito bem a sua saúde.
            Primeiro, não tente travar uma batalha com seu filho acerca do banheiro. Você provavelmente vai perder e as coisas podem piorar.
            Lembre-se que todas as mudanças na vida de seu filho precisarão ser feitas passo a passo.
Saiba que o treinamento vai ser diferente e mais longo do das outras crianças.
Você não está sozinho.  A maioria dos pais das crianças com autismo está passando ou já passou por essa fase.
È uma fase. Vai passar.
Estratégias a se tentar
            Não há varinha de condão e estas estratégias não são fórmulas garantidas de produzirem resultados sempre. Você encontrará sua propria solução no devido tempo, mas nós relacionamos algumas idéias que tem ajudado aos pais. Sobretudo, seja realista. Não há razão em tentar uma estratégia que você não poderá levar até o fim. Seja por falta de tempo ou porque demanda mais energia e disciplina do que você dispõe no momento – você acabará frustrado ou com raiva ou deprimido.
v  Estruture o banheiro
Se seu filho for pequeninho, tenha um redutor de tampo e um banquinho onde ele possa apoiar os pés e não fique com medo de cair dentro do vaso.
v  Não use penico
Serão 2 mudanças: da fralda para o penico e do penico para o vaso!
v  Dê o modelo
Seu filho ou filha precisa ver o que de fato acontece dentro do banheiro. Pai, mãe e irmãos devem permitir que a criança veja e dê “tchau” para o xixi/cocô .
v  Estabeleça uma rotina
Como qualquer criança, a criança com autismo pode ser auxiliada a adquirir bons hábitos. Sente-a no vaso após cada refeição. É um bom horário porque os intestinos naturalmente “fazem espaço” para os novos alimentos. Tente colocar seu filho cerca de 20 minutos após a refeição.
v  Fique atento aos sinais
Sua criança pode dar algum sinal não-verbal que ela quer fazer xixi ou cocô.
Responda a estes sinais levando-a ao banheiro e encorajando-a a sentar no vaso.
Se a criança não der sinal, no início do treino leve-o ao banheiro a cada 30 minutos.
v  Não encoraje rituais
Algumas crianças podem insistir em adotar algum tipo de ritual na hora de ir ao banheiro. Não concorde com isso, ou ela não aprenderá a usar o banheiro em outro local que não a sua casa.
v  “Brinquedo proibido”
Quando seu filho sentar no vaso, permita que ele brinque com algum brinquedo ou objeto que você proibe em outros momentos. Esse objeto deve ficar guardado no próprio banheiro e nunca sair de lá! (ex: uma criança gostava de garrafas pet e sua mãe jogava todas no lixo – começou a guardar 2 no banheiro; outra criança gostava de mexer na caixa de bijouterias da mãe – ela separou algumas numa caixa no banheiro)
v  Prêmios
Quando sua criança finalmente fizer xixi ou cocô no vaso, faça aquela festa! Ter algum prêmio guardado para esta ocasião tão especial também ajuda!
v  Passo a passo
Algumas crianças simplesmente prendem o intestino quando tiramos sua fralda. Os pais devem permitir que sentem no vaso COM a fralda (ou cueca/calcinha) até que se acostumem. O próximo passo será colocar a fralda em baixo do tampo e o último passo – tirar a fralda totalmente.
v  Nenhuma estratégia acima é viável para você?
Então seu filho nem entra no banheiro? Sentar no vaso nem pensar?
O jeito é você tentar atraí-lo para o banheiro com alguma coisa MUITO interessante e brincar com ele lá, até que ele faça o cocô, na fralda mesmo, em pé mesmo. Quando ele aceitar entrar no banheiro com mais tranquilidade, comece o passo a passo (item anterior).

Fonte:
Mônica Accioly - adaptação de “Problemas de Toalete” de Dickinson, P.
MÃO AMIGA
BEM VIVER COM AUTISMO

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