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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Brincar para Crescer - Estágio 04

Atividade 90 - Quando, onde, quem?

Objetivo :: Fazer-se entender, usando referências de contexto ao contar uma história
Motivação :: Ouvir uma história engraçada, antecipação
Material :: Cartolina, 3 envelopes, 15 cartões em branco, caneta, fita adesiva

Como Brincar
Desenhe três colunas em uma cartolina e rotule a primeira coluna com "Quando", a seguinte com "Onde" e a última "Quem". Rotule 3 envelopes da mesma forma (um rotulado com "Quando", um rotulado com "Onde" e um rotulado com "Quem"). Pegue 5 cartões para cada envelope, escreva uma frase em cada cartão que se relacione com sua categoria e coloque cada cartão no correspondente envelope. Por exemplo, os cartões com expressões como, "hoje", "ontem", "no meu aniversário" e "quando eu era um bebê" são colocados no envelope "Quando". Pendure a cartolina na parede e peça à sua criança para tirar um cartão de cada envelope. Cole o cartão na correspodente coluna na cartolina. Use os cartões para criar um contexto de uma história engraçada, que você vai contar à sua criança. Por exemplo, se a sua criança tirar os cartões "quando eu era um bebê", "na praia" e "a vovó e o vovô", então pode lhe contar a seguinte história: "Uma vez quando eu era um bebe e estava na praia com a vovó e o vovô, eles decidiram me levar para um passeio nas costas de um golfiho. Então, chamaram o golfinho até a beira da praia e pulamos nele..." . Continue até você ter usado todos os cartões para contar à sua criança histórias divertidas.

Variação
Vocês podem se revezar pegando os cartões. Peça que sua criança utilize os cartões que você escolheu para contar a história.


Atividade 91 - Quando, onde, quem? (Avançado)

Objetivo :: Fazer-se entender, usando referências de contexto ao contar uma história
Motivação :: Ouvir uma história engraçada, antecipação
Material :: Cartolina, caneta, fita adesiva

Como Brincar
Esta atividade é igual à anterior, mas ao invés de utilizar cartões que correspondam a "quando", "onde" e "quem", simplismente peça à sua criança para lhe dar um exemplo de cada um. Escreva as frases na cartolina, nas colunas apropriadas, e conte uma história engraçada.

Variação
Revezem-se inventando as frases, e contando histórias engraçadas.

Atividade 92 - Manhã e Noite

Objetivo :: Responder/ fazer perguntas, fazer relatos sobre acontecimentos passados e futuros
Motivação :: Atuar histórias de forma engraçada, completar um gráfico
Material :: Cartolina, caixa de papelão, canetinhas, papel, fita adesiva

Como Brincar
Faça um gráfico com uma imagem do sol na parte superior, e uma imagem da lua embaixo. Desenhe 3 quadradinhos em branco ao lado de cada desenho e cole o gráfico com fita adesiva na parede, à vista da sua criança. Pegue uma caixa de papelão e faça um sol em três lados (indicando a manhã), e nos outros três lados faça uma lua (indicando a noite). Peça à sua criança para jogar a caixa para cima e veja em qual lado cai. Se a caixa cair na "manhã", pergunte a ela: "O que você faz de manhã?". Peça que sua criança pense e atue esta atividade matutina (como escovar os dentes), enquanto você tenta adivinhar que atividade ela está representando. Se a caixa cair na "noite", então lhe pergunte: "O que você faz a noite?". Após você ter adivinhado a atividade que ela atuar, preencha o gráfico. Se sua criança atuou uma atividade matutina, desenhe um sol em um dos quadrados ao lado do sol. Se ela atuou uma atividade noturna, desenhe uma lua em um dos quadrados ao lado da lua. Revezem-se atuando e adivinhando até o gráfico estar completo.
 

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