Muitas pessoas sentem um desconforto só
de pensar nesse assunto, porém é uma etapa do desenvolvimento muito
importante e necessária para a independência da criança.
Algumas famílias sonham com esse dia.
Dizem que “sonho com os olhos fechados são sonhos do passado e os sonhos
com olhos abertos se referem ao futuro”. Então olhos bem abertos.
Na verdade para conseguirmos realizar
algo precisamos de muita dedicação, persistência e o mais importante que
é a mudança de algumas atitudes.
Aprendizagem é algo que vem de fora para
dentro, por exemplo, quando queremos ensinar alguém a andar de bicicleta
observamos: como sentar no banco, como segurar o guidão, com que pé
iniciar, como fazer a força no pedal, etc. Executar essas etapas geram
atitudes.
Atitudes de quem ensinam e atitudes de quem aprendem.
Mudar a atitude é um aprendizado que vem de dentro para fora e depende apenas de nós.
Podemos escolher como nos sentir diante de situações.
Leia com atenção as orientações e dicas.
Pense e reflita. Nossa matéria prima mais importante é você e como você
vai agir, novamente sua atitude.
Existem atitudes que motivam e nos impulsionam para ação. Estão entre elas:
- Não se conformar com a realidade
- Ter a prontidão para agir
- Aceitar mudanças necessárias
Existem também as atitudes que desanimam. Estão entre elas:
- Idolatria do conhecido – Pensar que já sabemos de tudo, e que já fizemos de tudo mas lembre-se sempre há um jeito de fazer melhor.
- Síndrome do espectador, ficar apenas olhando e se lamentando diante da situação.
- Medo da singularidade – Medo de agir diferente de outras pessoas
Como vocês podem perceber essa forma de
ver as coisas podemos aplicar em outras áreas de nossa vida, seja ela
pessoal ou profissional e até no desafio de retirar a fralda.
Todos os itens relacionados às atividades
da vida diária (vestuário, higiene, alimentação, comunicação e
locomoção), estão divididos em etapas a serem desenvolvidas
gradualmente.
Sabemos que durante todo o processo, haverá fracasso, incoerências e desânimo. Mas resista e insista.
Mude o comportamento de quem você quer mudar e não o seu.
Estaremos nesse texto orientando cada passo, e motivando você a manter o foco e realizar o sonho.
ADEUS ÀS FRALDAS!
ENTÃO VAMOS LÁ.
O processo de retirada de fralda consta de três etapas:
O método:
- Observação e preenchimento de uma tabela de horários.
- Análise da tabela.
- Organização do plano de ação através das técnicas
Todas as pessoas que trabalham com a criança especial devem estar cientes da importância do preenchimento da tabela de horários.
A partir do momento que você decidiu, retire a fralda, em todos os horários para haver uma coerência em sua atitude.
Na verdade nesse período haverá uma substituição da fralda por cuecas, shorts, calcinhas, etc.
¨ Fale com a criança que ela não usará mais fralda, que será mais gostoso vestir calcinha e cueca
¨ Leve-a até o banheiro e mostre como retirar a fralda.
¨ Faça-a segurar com os dedos a fita colante da fralda e puxar (coordenação motora fina)
¨ Lembre-se de que ela precisa olhar o que faz para aprender.(coordenação olho-mão ou viso motora)
¨ Convide para sentar no vaso ou penico e caso a criança aceite e esteja motivada faça a seqüência completa. (Falaremos mais adiante).
¨ Os meninos podem segurar o penico e fazer xixi em pé. Se ele encostar na parede se sentirá mais seguro.
¨ Seja tranqüilo e leve a sério esse trabalho. Isso fará diferença no resultado
Um pouco de teoria
Em torno de 1 ano a criança não gosta de
ficar molhada, mas o controle de seu esfíncter só terá início por volta
dos 18 meses. E entre o trigésimo e trigésimo sexto mês, ela geralmente
permanecerá seca durante o dia e a noite, dispensando assim o uso das
fraldas.
Em torno do 2,5 anos a criança pode
passar por longos períodos sem fazer xixi e contraindo com tanta força
que se torna difícil relaxar os músculos esfincterianos. Isso acontece
porque está tão absorta em suas brincadeiras que se esquece de observar
as sensações da bexiga.
O controle completo da bexiga é adquirido bem mais tarde do que o controle intestinal.
A criança é capaz de segurar o cocô antes de segurar o xixi.
A tabela de observação
horário | 7h | 7:10 | 7:20 | 7:30 | 7:40 | 7:50 | 8h | 8:10 | 8:20 |
Dias 01 | x | ||||||||
02 | x | ||||||||
03 | x | ||||||||
04 |
O preenchimento da tabela é bastante
simples, nela estão todos os horários do período da manhã, da tarde e da
noite de 10 em 10 minutos.
Toda vez que a criança urinar marcará um
“X” e quando a criança evacuar marcará um “0”. Essa marcação deve ser
feita durante 7 a 15 dias.
¨ Deixe a criança agir normalmente
¨ Observe sinais que indiquem que a criança quer ir ao banheiro, ou, se já escapou na roupa.
¨ Caso escape, não é
necessário repreender, pare a brincadeira e de forma tranqüila e com voz
serena troque a criança e limpe o chão. Converse e conte tudo o que
está sendo feito. “ Tudo bem…vou te trocar e quando você quiser fazer
xixi, podemos ir ao banheiro”
¨ Ou mostre o penico, “você pode fazer xixi aqui também”
¨ Caso tenha sucesso, elogie, celebre, demonstre seu carinho e sua alegria
¨ Lembre-se que a criança está também aprendendo, assim como você.
A partir desses dados, saberemos:
- Qual o melhor horário para levarmos a criança ao banheiro
- Se a criança está preparada para o treino, se ela permanece seca por aproximadamente 2 horas.
Essa é uma observação importante e necessária. Cuidado!
Os movimentos naturais proporcionam uma
satisfação natural e muitas vezes o treinamento higiênico não preenche
uma necessidade da criança e sim uma imposição do adulto.
Os reflexos naturais devem ser
condicionados às condições impostas pela da sociedade e assim deve ser
estabelecido um controle voluntário.
Vários autores concordam que o inicio do
treinamento da higiene da criança depende inteiramente do seu
desenvolvimento neurológico e psicológico.
Ação
¨ Convide de forma divertida e entusiasmada para ir ao banheiro 10 minutos antes do horário analisado na tabela.
¨ Convide forma divertida e entusiasmada para fazer xixi, mostrando o penico, troninho
¨ Se ela não aceitar, não insista, fale “tudo bem…daqui a pouco eu te convido de novo”
¨ Se ela aceitar, fique
no máximo 5 minutos, mostre à criança que é rápido e que não queremos
que ela pare o que está fazendo “ vamos rapidinho..!!!” ´é só fazer xixi
e pronto.
¨ Se conseguir…VIVA! Comemore, celebre!!! E volte imediatamente para o local onde estavam
¨ O primeiro xixi é inesquecível, a partir desse momento, tudo ficará mais fácil para o pequeno campeão!!
Existem algumas ações que facilitam a
eliminação da urina, como, por exemplo, beber água ou suco 10 minutos
antes do horário de ser levada ao banheiro.
A partir desses dados, saberemos:
- Qual o melhor horário para levarmos a criança ao banheiro
- Se a criança está preparada para o treino, se ela permanece seca por aproximadamente 2 horas.
Vários autores concordam que o inicio do
treinamento da higiene da criança depende inteiramente do seu
desenvolvimento neurológico e psicológico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário