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terça-feira, 28 de maio de 2013

Tecnologia virtual ajuda criança com autismo a desenvolver habilidades sociais

Ambiente interativo usa tela multi-toque na qual personagens virtuais reagem às ações das crianças em tempo real

Foto: London Knowledge Lab
Criança durante a pesquisa na qual os cientistas do Projeto Ecos desenvolveram um ambiente interativo que utiliza tecnologia multi-touch
Criança durante a pesquisa na qual os cientistas do Projeto Ecos desenvolveram um ambiente interativo que utiliza tecnologia multi-touch
Tecnologia virtual é capaz de ajudar crianças com autismo a desenvolver habilidades sociais. Pesquisadores do Echoes Project, no Reino Unido, desenvolveram um ambiente interativo que usa tecnologia de tela de multi-toque na qual os personagens virtuais no visualizador reagem às ações das crianças em tempo real.
Durante as sessões no ambiente virtual, as crianças da escola primária experimentam diferentes cenários sociais, permitindo aos pesquisadores comparar suas reações com aquelas demonstradas em situações do mundo real.
"As discussões dos dados com os professores sugere uma possibilidade fascinante. Ambientes de aprendizado como o Echoes podem permitir que algumas crianças ultrapassem o seu potencial, comportando-se e crescendo de uma maneira que nem os professores que as conheciam poderiam ter antecipado. Uma professora que está observando uma criança interagindo neste ambiente virtual pode ganhar acesso a uma gama de comportamentos da criança em particular que seriam difíceis ou impossíveis de se observar em uma sala de aula", disse a líder do projeto, Kaska Porayska-Pomsta.
As indicações iniciais desta pesquisa são de que, acima de um número de sessões, algumas crianças demonstram uma melhor qualidade de interação dentro do ambiente virtual e uma maior capacidade para gerir o seu próprio comportamento, permitindo-lhes concentrar-se em seguir o olhar de um personagem virtual, ou concentrando-se em apontar um gesto, desenvolvendo assim as habilidades vitais para uma boa comunicação e para o aprendizado eficaz.
As descobertas poderiam provar-se particularmente úteis para ajudar as crianças com autismo a desenvolver habilidades que normalmente achariam difíceis. Porayska-Pomsta disse: "Como as crianças com autismo têm uma afinidade particular com os computadores, a nossa pesquisa mostra que pode ser possível utilizar a tecnologia digital para ajudá-las a desenvolver suas habilidades sociais. A beleza disso é que não há consequências no mundo real, então as crianças podem permitir-se experimentar diferentes cenários sem riscos do mundo real", disse ela.

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