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Simaia Sampaio
A matemática para algumas crianças ainda
é um bicho de sete cabeças. Muitos não compreendem os problemas que a
professora passa no quadro e ficam muito tempo tentando entender se é
para somar, diminuir ou multiplicar; não sabem nem o que o problema está
pedindo. Alguns, em particular, não entendem os sinais, muito menos as
expressões. Contas? Só nos dedos e olhe lá.
Em muitos casos o problema não está na
criança, mas no professor que elabora problemas com enunciados
inadequados para a idade cognitiva da criança.
Carraher afirma que:
“Vários estudos sobre o desenvolvimento
da criança mostram que termos quantitativos como “mais”, “menos”,
maior”, “menor” etc. são adquiridos gradativamente e, de início, são
utilizados apenas no sentido absoluto de “o que tem mais”, “o que é
maior” e não no sentido relativo de “ ter mais que” ou “ser maior que”. A
compreensão dessas expressões como indicando uma relação ou uma
comparação entre duas coisas parece depender da aquisição da capacidade
de usar da lógica que é adquirida no estágio das operações concretas”…”O
problema passa então a ser algo sem sentido e a solução, ao invés de
ser procurada através do uso da lógica, torna-se uma questão de
adivinhação” (2002, p. 72).
No entanto, em outros casos a
dificuldade pode ser realmente da criança e trata-se de um distúrbio e
não de preguiça como pensam muitos pais e professores desinformados.
Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas.
De acordo com Johnson e Myklebust,
terapeutas de crianças com desordens e fracassos em aritmética, existem
alguns distúrbios que poderiam interferir nesta aprendizagem:
- Distúrbios de memória auditiva:
- A criança não consegue ouvir os
enunciados que lhes são passados oralmente, sendo assim, não conseguem
guardar os fatos, isto lhe incapacitaria para resolver os problemas
matemáticos.
- Problemas de reorganização auditiva: a
criança reconhece o número quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar
do número com rapidez.
- Distúrbios de leitura:
- Os dislexos e outras crianças com
distúrbios de leitura apresentam dificuldade em ler o enunciado do
problema, mas podem fazer cálculos quando o problema é lido em voz alta.
É bom lembrar que os dislexos podem ser excelentes matemáticos, tendo
habilidade de visualização em três dimensões, que as ajudam a assimilar
conceitos, podendo resolver cálculos mentalmente mesmo sem decompor o
cálculo. Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas não na
interpretação.
- Distúrbios de percepção visual: a
criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por não
conseguirem se lembrar da aparência elas têm dificuldade em realizar
cálculos.
- Distúrbios de escrita:
- Crianças com disgrafia têm dificuldade de escrever letras e números.
Estes problemas dificultam a
aprendizagem da matemática, mas a discalculia impede a criança de
compreender os processos matemáticos.
A discalculia é um dos transtornos de
aprendizagem que causa a dificuldade na matemática. Este transtorno não é
causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos,
nem por má escolarização, por isso é importante não confundir a
discalculia com os fatores citados acima.
O portador de discalculia comete erros
diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem,
nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
Kocs (apud García, 1998) classificou a
discalculia em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e
com outros transtornos:
- Discalculia Verbal – dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
- Discalculia Practognóstica – dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente.
- Discalculia Léxica – Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
- Discalculia Gráfica – Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
- Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
- Discalculia Operacional – Dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos.
Na área da neuropsicologia as áreas afetadas são:
- Áreas terciárias do hemisfério esquerdo que dificulta a leitura e compreensão dos problemas verbais, compreensão de conceitos matemáticos;
- Lobos frontais dificultando a realização de cálculos mentais rápidos, habilidade de solução de problemas e conceitualização abstrata.
- Áreas secundárias occípito-parietais esquerdos dificultando a discriminação visual de símbolos matemáticos escritos.
- Lobo temporal esquerdo dificultando memória de séries, realizações matemáticas básicas.
De acordo com Johnson e Myklebust a criança com discalculia é incapaz de:
- Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
- Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas.
- Seqüenciar números: o que vem antes do 11 e depois do 15 – antecessor e sucessor.
- Classificar números.
- Compreender os sinais +, – , ÷, ×.
- Montar operações.
- Entender os princípios de medida.
- Lembrar as seqüências dos passos para realizar as operações matemáticas.
- Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.
- Contar através dos cardinais e ordinais.
Os processos cognitivos envolvidos na discalculia são:
1. Dificuldade na memória de trabalho;
2. Dificuldade de memória em tarefas não-verbais;
3. Dificuldade na soletração de não-palavras (tarefas de escrita);
4. Não há problemas fonológicos;
5. Dificuldade na memória de trabalho que implica contagem;
6. Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais;
7. Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.
De acordo com o DSM-IV, o Transtorno da Matemática caracteriza-se da seguinte forma:
- A capacidade matemática para a realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio matemático, encontra-se substancialmente inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
- As dificuldades da capacidade matemática apresentadas pelo indivíduo trazem prejuízos significativos em tarefas da vida diária que exigem tal habilidade.
- Em caso de presença de algum déficit sensorial, as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmente a este associadas.
- Diversas habilidades podem estar prejudicadas nesse Transtorno, como as habilidades lingüisticas (compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de problemas escritos em símbolos matemáticos), perceptuais (reconhecimento de símbolos numéricos ou aritméticos, ou agrupamento de objetos em conjuntos), de atenção (copiar números ou cifras, observar sinais de operação), e matemáticas (dar seqüência a etapas matemáticas, contar objetos e aprender tabuadas de multiplicação).
Quais os comprometimentos?
- Organização espacial;
- Auto-estima;
- Orientação temporal;
- Memória;
- Habilidades sociais;
- Habilidades grafomotoras;
- Linguagem/leitura;
- Impulsividade;
- Inconsistência (memorização).
Ajuda do professor:
O aluno deve ter um atendimento individualizado por parte do professor que deve evitar:
- Ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais;
- Mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando sua fala;
- Corrigir o aluno freqüentemente diante da turma, para não o expor;
- Ignorar a criança em sua dificuldade.
Dicas para o professor:
- Não force o aluno a fazer as lições quando estiver nervoso por não ter conseguido;
- Explique a ele suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar;
- Proponha jogos na sala;
- Não corrija as lições com canetas vermelhas ou lápis;
- Procure usar situações concretas, nos problemas.
Ajuda do profissional:
Um psicopedagogo pode ajudar a
elevar sua auto-estima valorizando suas atividades, descobrindo qual o
seu processo de aprendizagem através de instrumentos que ajudarão em seu
entendimento. Os jogos irão ajudar na seriação, classificação,
habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem.
Recomenda-se pelo menos três sessões semanais.
O uso do computador é bastante útil, por se tratar de um objeto de interesse da criança.
O neurologista irá confirmar, através de
exames apropriados, a dificuldade específica e encaminhar para
tratamento. Um neuropsicologista também é importante para detectar as
áreas do cérebro afetadas. O psicopedagogo, se procurado antes, pode
solicitar os exames e avaliação neurológica ou neuropsicológica.
O que ocorre com crianças que não são tratadas precocemente?
- Comprometimento do desenvolvimento escolar de forma global
- O aluno fica inseguro e com medo de novas situações
- Baixa auto-estima devido a críticas e punições de pais e colegas
- Ao crescer o adolescente / adulto com discalculia apresenta dificuldade em utilizar a matemática no seu cotidiano.
Qual a diferença? Acalculia e Discalculia.
A discalculia já foi relatada acima.
A acalculia ocorre quando o indivíduo,
após sofrer lesão cerebral, como um acidente vascular cerebral ou um
traumatismo crânio-encefálico, perde as habilidades matemáticas já
adquiridas. A perda ocorre em níveis variados para realização de
cálculos matemáticos.
Cuidado!
As crianças, devido a uma série de
fatores, tendem a não gostar da matemática, achar chata, difícil.
Verifique se não é uma inadaptação ao ensino da escola, ou ao professor
que pode estar causando este mal estar. Se sua criança é saudável e está
se desenvolvendo normalmente em outras disciplinas não se desespere,
mas é importante procurar um psicopedagogo para uma avaliação.
Muitas confundem inclusive maior-menor,
mais-menos, igual-diferente, acarretando erros que poderão ser
melhorados com a ajuda de um professor mais atento.
Dislexia
Simaia Sampaio
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A dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente
detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o
processo de leitura de textos. Seu problema torna-se bastante evidente
quando tenta soletrar letras com bastante dificuldade e sem sucesso.
Porém
se a criança estiver diante de pais ou professores especialistas a
dislexia poderá ser detectada mais precocemente, pois a criança desde
pequena já apresenta algumas características que denunciam suas
dificuldades, tais como:
- – Demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer laço no cadarço do sapato, pegar e chutar bola.
- – Atraso na locomoção.
- – Atraso na aquisição da linguagem.
- – Dificuldade na aprendizagem das letras.
A
criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da
média. Sua dificuldade consiste em não conseguir identificar símbolos
gráficos (letras e/ou números) tendo como conseqüência disso a
dificuldade na leitura e escrita.
A
dislexia normalmente é hereditária. Estudos mostram que dislexos
possuem pelo menos um familiar próximo com dificuldade na aprendizagem
da leitura e escrita.
O
distúrbio envolve percepção, memória e análise visual. A área do
cérebro responsável por estas funções envolve a região do lobo occipital
e parietal.
Características:
- Confusão de letras, sílabas ou palavras que se parecem graficamente: a-o, e-c, f-t, m-n, v-u.
- Inversão de letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e.
- Inversões de sílabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra.
- Adições ou omissões de sons: casa Lê casaco, prato lê pato.
- Ao ler pula linha ou volta para a anterior.
- Soletração defeituosa: lê palavra por palavra, sílaba por sílaba, ou reconhece letras isoladamente sem poder ler.
- Leitura lenta para a idade.
- Ao ler, movem os lábios murmurando.
-
Freqüentemente não conseguem orientar-se no espaço sendo incapazes de
distinguir direita de esquerda. Isso traz dificuldades para se
orientarem com mapas, globos e o próprio ambiente.
- Usa dedos para contar.
- Possui dificuldades em lembrar se seqüências: letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano, lê as horas.
- Não consegue lembrar-se de fatos passados como horários, datas, diário escolar.
- Alguns possuem dificuldades de lembrar objetos, nomes, sons, palavras ou mesmo letras.
- Muitos conseguem copiar, mas na escrita espontânea como ditado e ou redações mostra severas complicações.
- Afeta mais meninos que meninas.
O
dislexo geralmente demonstra insegurança e baixa auto-estima,
sentindo-se triste e culpado. Muitos se recusam a realizar atividades
com medo de mostrar os erros e repetir o fracasso. Com isto criam um
vínculo negativo com a aprendizagem, podendo apresentar atitude
agressiva com professores e colegas.
Antes de atribuir a dificuldade de leitura à dislexia alguns fatores deverão ser descartados, tais como:
- imaturidade para aprendizagem;
- problemas emocionais;
- métodos defeituosos de aprendizagem;
- ausência de cultura;
- incapacidade geral para aprender.
Tratamento e orientações:
-
O tratamento deve ser realizado por um especialista ou alguém que tenha
noções de ajuda ao dislexo. Deve ser individual e freqüente.
Durante
o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante. – Ao
usar jogos e brinquedos empregar preferencialmente os que contenham
letras e palavras.
-
Reforçar a aprendizagem visual com o uso de letras em alto relevo, com
diferentes texturas e cores. É interessante que ele percorra o contorno
das letras com os dedos para que aprenda a diferenciar a forma da letra.
- Deve-se iniciar por leituras muito simples com livros atrativos, aumentando gradativamente conforme seu ritmo.
-
Não exigir que faça avaliação de outra língua. Deve-se dar mais
importância na superação de sua dificuldade do que na aprendizagem de
outra língua.
- O tratamento psicológico não é recomendado a não ser nos casos de graves complicações emocionais.
- Substituir o ensino através do método global (já que não consegue perceber o todo), por um sistema mais fonético.
- Não estimule a competição com colegas nem exija que ele responda no mesmo tempo que os demais.
-
Oriente o aluno para que escreva em linhas alternadas, para que tanto
ele quanto o professor possa entender o que escreveu e poder
corrigi-los.
-
Quando a criança não estiver disposta a fazer a lição em um dia ou
outro não a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que
ele se sinta estimulado.
-
Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou,
porque errou e como evitá-los. Mas atenção: não exagere nas inúmeras
correções, isso pode desmotivá-lo. Procure mostrar os erros mais
relevantes.
-
Peça que os pais releiam o diário de classe sem criticá-los por não
conseguir fazê-lo, pois a criança pode esquecer o que foi pedido e/ou
não conseguir ler as instruções.
Simaia Sampaio
A
disgrafia é também chamada de letra feia. Isso acontece devido a uma
incapacidade de recordar a grafia da letra. Ao tentar recordar este
grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as
letras, tornando a letra ilegível.
Algumas
crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando
letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos
disgráficos que possuem disortografia
A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual.
Carcaterísticas:
- – Lentidão na escrita.
- – Letra ilegível.
- – Escrita desorganizada.
- – Traços irregulares: ou muito fortes que chegam a marcar o papel ou muito leves.
- – Desorganização geral na folha por não possuir orientação espacial.
-
– Desorganização do texto, pois não observam a margem parando muito
antes ou ultrapassando. Quando este último acontece, tende a amontoar
letras na borda da folha.
-
– Desorganização das letras: letras retocadas, hastes mal feitas,
atrofiadas, omissão de letras, palavras, números, formas distorcidas,
movimentos contrários à escrita (um S ao invés do 5 por exemplo).
- – Desorganização das formas: tamanho muito pequeno ou muito grande, escrita alongada ou comprida.
- – O espaço que dá entre as linhas, palavras e letras são irregulares.
- – Liga as letras de forma inadequada e com espaçamento irregular.
O disgráfico não apresenta características isoladas, mas um conjunto de algumas destas citadas acima.
Tipos:
Podemos encontrar dois tipos de disgrafia:
-
Disgrafia motora (discaligrafia): a criança consegue falar e ler, mas
encontra dificuldades na coordenação motora fina para escrever as
letras, palavras e números, ou seja, vê a figura gráfica, mas não
consegue fazer os movimentos para escrever
-
Disgrafia perceptiva: não consegue fazer relação entre o sistema
simbólico e as grafias que representam os sons, as palavras e frases.
Possui as características da dislexia sendo que esta está associada à
leitura e a disgrafia está associada à escrita.
Tratamento e orientações:
O tratamento requer uma estimulação lingüística global e um atendimento individualizado complementar à escola.
Os pais e professores devem evitar repreender a criança.
Reforçar o aluno de forma positiva sempre que conseguir realizar uma conquista.
Na avaliação escolar dar mais ênfase à expressão oral.
Evitar o uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas.
Conscientizar o aluno de seu problema e ajudá-lo de forma positiva.
Simaia Sampaio
Até
a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a
relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por
completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas
persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já
que pode se tratar de uma disortografia.
A
característica principal de um sujeito com disortografia são as
confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já
conhecidas e trabalhadas pelo professor.
Caraterísticas:
- – Troca de letras que se parecem sonoramente: faca/vaca, chinelo/jinelo, porta/borta.
- – Confusão de sílabas como: encontraram/encontrarão.
- – Adições: ventitilador.
- – Omissões: cadeira/cadera, prato/pato.
- – Fragmentações: en saiar, a noitecer.
- – Inversões: pipoca/picoca.
- – Junções: No diaseguinte, sairei maistarde.
Orientações:
Estimular a memória visual através de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas.
Não exigir que a criança escreva vinte vezes a palavra, pois isso de nada irá adiantar.
Não reprimir a criança e sim auxiliá-la positivamente.
Disartria
Tem como característica principal a fala
lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que
coordenam os órgãos responsáveis pela fonação.
A disartria de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação.
A disartria pode ter origem em lesões no sistema nervoso o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação.
Podemos
encontrar a disatria em pessoas que sofrem de paralisia periférica do
nervo hipoglosso (duodéssimo par dos nervos cranianos. Inerva os
músculos da língua) pneumogástrico (nervo vago ou décimo par craniano
que inerva a laringe, pulmões, esôfago, estômago e a maioria das
vísceras abdominais) e facial. Em pessoas que apresentam esclerose,
intoxicação alcoólica, com tumores (malignos ou benignos) no cérebro,
cerebelo ou tronco encefálico, traumatismos crânio-encefálicos.
No
caso de lesões cerebrais, os exames clínicos mostram que as alterações
não se manifestam isoladamente estando associada geralmente a outros
distúrbios tais como gnósio-apráxicos ou transtornos disfásicos.
Por: Simaia Sampaio
O
estudo do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
(denominação dada na 4ª edição no manual diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais – DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana-APA
não é recente. Estudos científicos sobre o assunto vêm sendo realizados
desde o começo do século XX.
Um
dos primeiros autores a escrever sobre o assunto foi Dupré, no período
da Primeira Guerra Mundial, que acreditava tratar-se de uma lesão
cerebral mínima. Mais tarde, em 1962, num simpósio de Oxford, foi
oficializado a expressão Disfunção Cerebral Mínima. Em 1966, um grupo de
estudos concluiu que esta disfunção pode originar-se de variações
genéticas, irregularidades bioquímicas, sofrimento perinatal, moléstias
ou traumas sofridos durante os anos críticos para a maturação do sistema
nervoso central.
Esta
expressão foi utilizada no meio científico até 1980, quando a
Associação Psiquiátrica Americana propôs uma nova denominação: Síndrome
do Déficit de Atenção. Esta denominação passou a englobar tanto a
hiperatividade como as demais funções que originam da falta de maturação
do sistema nervoso central tais como: incoordenação motora, falta de
equilíbrio, distúrbios de fala, alteração de sensibilidade, distúrbios
de comportamento e dificuldades escolares.
George
Frederic Still, em 1902, fez alguns estudos com grupos de crianças que
apresentavam características agitadas, desafiadoras, agressivas,
passionais, com a finalidade de obter delas um comportamento mais
aceitável. Descobriu que, por não existirem maus tratos pelos pais, os
problemas deveriam ser de origem biológica, pois alguns membros da
família possuíam problemas psiquiátricos como depressão, problemas de
conduta, alcoolismo, dentre outros (HALLOWELL, 1994, p. 271).
CAUSAS
Hoje
é sabido que a ocorrência de ADD (do inglês: Attention Déficit
Disorder) está muitas vezes relacionada a problemas durante a gravidez e
parto.
“As
chances de uma criança sofrer de hiperatividade e Déficit de Atenção
aumenta se a mãe fumar na gravidez. Médicos da Universidade de Harvard
notaram que 22% dos pacientes estudados eram filhos de fumantes” (VEJA,
1996, p. 18)
Complicações
perinatais, ingestão de álcool e utilização de drogas durante a
gravidez, infecção do Sistema Nervoso Central na primeira infância,
efeitos colaterais de certas medicações, predispõem a Déficits de
Atenção. Causas ambientais, tais como, desvantagem social, famílias
numerosas e superlotação também já foram apontadas.
Muitos
autores ligam o TDAH ao consumo de alguns alimentos durante a gestação e
também o contato de gestantes com alguns produtos químicos como ceras,
desinfetantes, detergentes, removedores que poderiam causar danos ao
feto, porém nada foi comprovado. Hipóteses místicas também já foram
apontadas não possuindo, porém, nenhum fundamento científico.
Sua
origem é genética e seus portadores apresentam uma taxa menor de
dopamina, um neurotransmissor responsável pelo controle motor e atenção,
tendo como conseqüência a falta de concentração, característica
primordial do hiperativo, e o esquecimento daquilo que lhe é pedido.
A
incidência é maior em meninos, chegando a 80% dos casos, do que em
meninas, e por esse motivo pode estar relacionado ao hormônio masculino,
a testosterona. Em alguns casos, meninas com TDAH apresentam gestos
masculinos e fala grossa como conseqüência de um aumento nessa taxa de
hormônio.
Chega
a atingir de 3 a 5% da população escolar infantil, provocando baixo
rendimento escolar, baixa auto-estima e dificultando os relacionamentos
entre os colegas (SMITH e STRICK, 2001).
Pestinhas,
diabinhos, distraídos, desobedientes, agitados. Estes são alguns dos
adjetivos usados para definir o indivíduo que sofre de ADD, um problema
que atinge, em todo o mundo, cerca de 5% das crianças e adolescentes. Um
dos distúrbios de atenção, muitas vezes confundido com indisciplina, é o
chamado hiperatividade.
HIPERATIVIDADE
Para
caracterizar um hiperativo é importante se levar em conta o tempo que a
criança começou a apresentar os sintomas. Segundo o DSM IV (Manual
Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) os sintomas deverão
ser ininterruptos e com duração mínima de seis meses sem limitar-se a
apenas uma situação.
A
criança não precisa, necessariamente, apresentar todas as
características descritas, mas parte delas. Porém é importante que seja
observado com muito cuidado porque existem crianças que apresentam
algumas destas características, mas não são hiperativas, são crianças
agitadas devido a alguma situação pela qual esteja passando ou mesmo
como se chama “mal educadas”.
CARACTERÍSTICAS:
Uma
criança ou um adulto hiperativo pode estar em qualquer lugar; batendo
os pés, sentando e levantando a todo o momento, cantando sem parar,
assobiando em horas impróprias, distraindo-se com facilidade,
impacientes em filas, não se mantêm sentado durante as refeições, não se
concentra em um canal de televisão mudando sempre, faz movimentos
desnecessários com o corpo, possui gestos bruscos, tem sono agitado,
perde-se no tempo.
Quando
bebês, normalmente possuem sono intranqüilo, mexendo-se muito, ao
começar a andar tropeçam e se esbarram mais do que o normal. Podem
apresentar um retardo na fala e troca de letras por um período maior.
Na
realidade não podemos dizer que esta criança não presta atenção a
alguma coisa, mas sim a várias coisas ao mesmo tempo e por isso
distrai-se facilmente.
O
hiperativo apresenta certa incoordenação motora. Possui dificuldade
para andar de bicicletas, patins, pular cordas, subir em árvores,
abotoar roupas, amarrar sapatos, fazer recortes com tesoura, arremessar
bola etc.
Conforme
Golfeto, a criança hiperativa apresenta dificuldade em distinguir
direita de esquerda, alterações de memória visual e auditiva, em
orientar-se no espaço, fazer discriminações auditivas, em elaborar
sínteses auditivas, além de possuir má estruturação do esquema corporal
(1992, p. 12).
Em
geral, é desorganizada, distraída, esquecida, bagunceira, não gosta de
limites, possui dificuldades em completar tarefas, e nos relacionamentos
com colegas. Estas características ficam mais evidentes e perceptivas
no período escolar cujo nível de concentração deve aumentar para que
ocorra a aprendizagem.
Na
escola é a criança problema, respondendo aos professores com agressão,
não respeitando limites, xingando e batendo nos colegas, não se
concentrando e atrapalhando as aulas, o que prejudica seu rendimento
escolar.
Geralmente
é apontada como desorganizada pelos professores. Quando começa uma
atividade quase sempre não a faz ou deixa pela metade, interessando-se
por outra e depois por outra e assim nunca conclui o que começou,
prejudicando sua aprendizagem. Por não conseguir terminar suas tarefas,
não parar quieto na sala, mexer com todo mundo atrapalhando a aula, é
bombardeada por palavras desagradáveis seja por partes dos professores
ou colegas. Esta atitude tende a baixar sua auto-estima.
Em
casa deixa os pais desorientados. Bagunça o quarto, sobe em armários,
não senta à mesa para refeições, não obedece. Os pais devem estar
atentos para quando perceber um comportamento excessivamente agitado e
unindo às queixas escolares, procurar um especialista. É importante que
as queixas não sejam somente em casa, mas que se apresentem em outros
lugares também, assim descarta-se a hipótese de querer aborrecer os pais
por algum motivo que lhe esteja incomodando como o nascimento de um
irmão, os pais trabalharem fora muito tempo e não lhes dar atenção etc.
BAIXA AUTO-ESTIMA E COMPORTAMENTO DE RISCO
O hiperativo normalmente é rejeitado pela sociedade. Seu comportamento
inadequado prejudica a concentração dos colegas que passa a excluí-lo.
Esta exclusão pode levar o indivíduo a desenvolver problemas
psicológicos podendo tornar-se introvertido ou agressivo, exibicionista e
com baixa auto-estima acentuadas.
Estas
pessoas têm tendência a comportamentos de alto risco tais como vícios,
jogatina, temperamento explosivo e acidentes. Como já foi citado,
anteriormente, elas não possuem exata noção de limites e unindo à sua
baixa auto-estima tentam fugir de seus problemas através destes vícios.
Crianças
hiperativas adoram correr riscos, pois não possuem a exata noção de
perigo e limites. Podem se machucar com muita facilidade, sendo
desajeitadas, esbarrando-se em copos, mesas, pessoas, levando os pais a
prejuízos por danos causados a terceiros ou a elas mesmas, como
atravessar uma rua sem olhar para os lados devido a sua impulsividade e
falta de atenção.
O ADULTO COM TDAH
O adulto hiperativo apresenta problemas no trabalho e no relacionamento, bem como problemas emocionais.
Eis algumas características observadas:
- É desorganizado;
- Perde coisas;
- Chega quase sempre atrasado;
- Diz o que vêm à mente sem preocupação se o lugar é apropriado;
- Explode com facilidade;
- Sente-se inseguro;
- É inquieto estando sempre mexendo pernas, dedos, joelhos;
- É impaciente, em filas de banco está sempre reclamando ou acaba desistindo;
- Não fica sentado muito tempo saindo de onde estiver com freqüência;
- Baixa auto-estima;
- Tem muitos projetos ao mesmo tempo e acaba não terminando nenhum;
- Atrapalha-se com horários por causa da desorganização;
- Sente-se inferior aos outros;
- Possui dificuldade de concentração;
- Esquece-se o que estava falando;
- Sente-se inferior aos outros;
- Tem sempre a sensação que não vai conseguir alcançar seus objetivos.
Em decorrência destes fatores, o adulto hiperativo possui dificuldades em se manter no emprego, ou o abandona por tédio.
A
família poderá ajudá-lo não fazendo críticas, libertando-o da culpa que
provavelmente sentirá ao não conseguir manter-se no emprego, concluir
tarefas ou alcançar seus objetivos.
Incentivá-lo a buscar ajuda com um especialista.
De
acordo com a Associação Brasielira do Déficit de Atenção alguns adultos
tiveram TDAH na infância e ainda tem alguns sintomas na vida adulta,
porém em menor quantidade e sem existir muitos problemas causados pelos
sintomas e quando ocorrem eles aparecem apenas em uma única situação,
como o trabalho, por exemplo, mas não em nenhuma outra.
DIAGNÓSTICO
Um
diagnóstico e tratamento corretos poderão ajudar a criança a diminuir
as repetências, elevar sua concentração por um período maior de tempo,
evitar depressão, superar problemas de relacionamento, ajudá-lo na
orientação vocacional, evitar envolvimento com drogas.
Até
pouco tempo acreditava-se que os sintomas de TDAH desapareciam na
adolescência e na vida adulta. Muitos ainda acreditam que só ocorre no
período da infância. Entretanto, recentes pesquisas mostraram que 50% a
75% dos casos continuam na idade adulta. Há casos que a hiperatividade
tende a diminuir ou desaparecer devido a um amadurecimento do cérebro
que acaba equilibrando a produção de dopamina.
Muitos
pais demoram muito de procurar ajuda ou não aceitam um diagnóstico de
hiperativo, por achar que é coisa da idade, que toda criança é agitada
mesmo, que isso irá passar. Porém quando o problema demora a ser
diagnosticado, o hiperativo, a partir da sua puberdade, pode procurar as
drogas, o álcool, praticar agressões sexuais, a fim de tentar superar
suas dificuldades em adaptar-se à vida social, e em alguns casos podem
cometer até o suicídio.
O diagnóstico de um especialista é importante porque nem sempre aquela criança agitada é hiperativa.
A
hiperatividade poderá ser confundida com outras patologias ou mesmo vir
junto com estas, tais como: autismo, deficiência auditiva, dislexia,
deficiência mental, que pode tornar o diagnóstico difícil, tendo,
portanto que ser realizado por um profissional especializado.
Muitos
pais ou adultos hiperativos buscam várias especialidades para fazer um
diagnóstico, e muitas vezes não conseguem chegar a um consenso.
Para
fazer o diagnóstico, é indicado um psiquiatra, que deverá fazer uma
anamnese com pais e pessoas de seu convívio como professores, empregadas
e terapeutas se estiver sendo acompanhado por alguém.
De
acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção
Eletroencefalograma, o Mapeamento Cerebral, a Tomografia
Computadorizada, a Ressonância Magnética e o Potencial Evocado não podem
fornecer este diagnóstico!
Apresentamos abaixo um guia extraído do site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (http://www.tdah.org.br/diag01.php),
extraído do Manual de Diagnóstico e Estatística – IV Edição (DSM-IV) da
Associação Psiquiátrica Americana. É utilizado por profissionais
especializados em TDAH para o diagnóstico clínico.
Lembre-se:
você poderá até utilizá-lo com alguém que conhece para uma suspeita de
um quadro de hiperatividade, porém não substitui de forma alguma o
diagnóstico de um profissional.
Nem um pouco
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Só um pouco
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Bastante
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Demais
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1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.
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2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer
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3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele
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4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.
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5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades
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6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.
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7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).
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8. Distrai-se com estímulos externos
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9. É esquecido em atividades do dia-a-dia
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10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira
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11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado
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12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado
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13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma
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14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”.
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15. Fala em excesso.
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16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas
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17. Tem dificuldade de esperar sua vez
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18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).
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Como avaliar:
1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.
2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.
1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.
2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.
O
questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos
critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros
critérios que também são necessários.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.
Como suspeitar do diagnóstico:
1) É necessário haver pelo menos 6 sintomas assinalados na coluna laranja ou vermelha, no CRITÉRIO A.
-
Pelo menos 6 sintomas VERDES e menos que 6 sintomas ROSA: TDAH Tipo Predominantemente Desatento
-
Pelo menos 6 sintomas ROSA e menos que 6 sintomas VERDES: TDAH Tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo
-
6 ou mais sintomas VERDES e 6 ou mais sintomas ROSA: TDAH Tipo Combinado.
2) Os CRITÉRIOS B, C, D devem obrigatoriamente ter resposta SIM.
3)
O CRITÉRIO E necessita da avaliação de um especialista, uma vez que os
sintomas do Critério A ocorrem em muitos outros transtornos da infância e
adolescência.
Se
os critérios A, B, C, D e E estiverem atendidos de acordo com o
julgamento de um especialista, o diagnóstico de TDAH é garantido.
TRATAMENTO
Segundo a ABDA, a psicoterapia indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental.
Informa ainda que o tratamento com fonoaudiólogos é recomendado onde
existe simultaneamente Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da
Expressão Escrita (Disortografia).
O
TDAH não é um problema de dificuldade de aprendizagem, porém o
comportamento da criança atrapalha muito seu rendimento. O psicopedagogo
poderá ajudá-lo a obter maior concentração através de jogos e outras
técnicas.
Para
um tratamento adequado é importante um trabalho multidisciplinar
envolvendo pais, professores e terapeutas. Deverá ser traçadas
estratégias de como lidar com esta criança em casa, na escola e na
clínica para que não haja distorções na maneira de lidar com ela. Criar
regras, modificar o ambiente tornando-o mais adequado e menos perigoso,
flexibilização no currículo escolar, adequar o tempo dividindo as
atividades em partes, por exemplo, são algumas das modificações a serem
providenciadas.
Em
casos mais graves a psicoterapia sozinha não resolve, sendo indicado o
uso de medicamento, porém é totalmente reprovado o uso da automedicação.
O medicamento deverá ser indicado pelo médico, mais provavelmente o
psiquiatra. Muitos possuem efeitos colaterais, por isso é importante o
acompanhamento médico para que ele mude se necessário verificando o mais
adequado e o que melhor o paciente se adapta.
TERAPIAS ALTERNATIVAS
Outras
terapias alternativas como massagem, Yoga, meditação, Tai-chi-chuan,
Liangong, Florais de Bach podem ser utilizadas com crianças maiores.
Segundo relatos de professores, crianças submetidas a algumas destas
terapias têm-se mostrado, em sala de aula, mais calmas e mais envolvidas
nas tarefas.
Uma
terapia psicomotricista também é importante para auxiliá-lo no
desenvolvimento da coordenação viso-motora, obter maior noção
espaço-temporal, a ter maior equilíbrio.
Devemos
observar, porém, que estas terapias alternativas não poderão substituir
a psicoterapia e o uso de medicamentos se for o caso.
COMO A ESCOLA PODERÁ AJUDAR
E
o que a escola pode fazer ao se deparar com alunos hiperativos já
diagnosticados? Em primeiro lugar, traçar estratégias para que este
aluno não se sinta entediado e não atrapalhe tanto as aulas.
Algumas dicas como estas poderão ajudá-lo:
- Substituir aulas monótonas ou cansativas por aulas mais
estimulantes que prendam sua atenção (o professor deverá ter muito
preparo e ser bastante flexível com seu planejamento, mas ter cuidado
para que o hiperativo não se empolgue demais);
-
Estes alunos adoram novidades, lance mão destes recursos não habituais
para prender sua atenção. Peça ajuda ao professor de artes para
trabalhar de forma interdisciplinar. Estas crianças são muito criativas e
se identificam muito com tarefas como criar, construir, explorar. Os
adultos hiperativos poderão ter mais sucesso em carreiras ligadas a
designers, publicidade, artes plásticas.
-
Organize as carteiras em círculo, em forma de U, ao invés de fileiras a
fim de visualizar melhor toda a classe e seu movimento;
-
Coloque esta criança próxima a outras mais concentradas e calmas, assim
ele não encontrará seguidores para sua agitação;
-
Traga esta criança para perto de você, assim poderá ver se ela está
conseguindo acompanhar seu ritmo, ou se você precisa desacelerar um
pouco. Isto o ajudará também a dispersar-se menos.
-
Coloque sempre no quadro as atividades do dia para que este aluno
perceba que há regras pré-definidas e previamente organizadas e que
todos devem cumpri-las sem exceção de ninguém.
-
As tarefas não poderão ser longas. Deverão ter conclusão rápida para
que ele consiga concluir a tarefa e não pare pela metade, o que é muito
comum. As tarefas maiores deverão ser divididas em partes para que ele
perceba que elas podem ser terminadas.
-
Evite cores muito fortes na sala e na farda como amarelo e vermelho.
Cores fortes tendem a deixá-los ainda mais agitados, excitados e menos
atentos. Procure colocar tons mais neutros e suaves. Compare com o
quarto de um bebê; agora pense: porque ninguém usa cores fortes nele?
Estímulo demais não é bom para ninguém.
-
Permita que o aluno saia algumas vezes da sala para levar bilhetes,
pegar giz em outra sala, ir ao banheiro. Estes alunos não gostam de
ficar parados por muito tempo e desta forma estará evitando que ele fuja
da sala por conta própria.
-
Peça que o aluno faça três riscos no quadro. Isto será o número de
vezes que ele poderá sair. Cada vez que ele sair deverá apagar um risco
no quadro. Isto funciona como um limite e tende a dar certo porque a
criança se controla mais antes de pensar em sair da sala.
-
Elogie seu bom comportamento, incentive os colegas a elogiar suas
produções, desta forma a turma estará ajudando este aluno a elevar sua
auto-estima.
-
Uma agenda de comunicação entre pais e escola é muito importante. Isto
evita que as conversas se dêem apenas em reuniões.
-
As aulas de educação física são um ótimo auxílio para estas crianças
que parecem ter energia triplicada. A ginástica ajuda a liberar mais
esta energia que parece ser inesgotável, ajuda na concentração através
de exercícios específicos, ajuda a estimular hormônios e neurônios, a
distinguir direita de esquerda já que possuem problemas de lateralidade
que prejudicam muito sua aprendizagem.
Talvez
o maior problema que haja em relação ao TDAH está no fato de que ainda
haja pouco conhecimento sobre este assunto no âmbito escolar e entre os
pais. Muitos indivíduos que sofrem deste problema podem passar a vida
toda sendo acusados injustamente de mal-educados, preguiçosos,
desastrados, desequilibrados, justamente porque não foi diagnosticado e
tratado a tempo.
Portanto,
se depois que leu este artigo reconheceu alguém próximo, informe aos
pais e oriente-os a procurar ajuda. Peça que deixe de lado os
preconceitos e pense somente no bem estar de seus filhos.
BIBLIOGRAFIA
ABDA – Associação Brasileira do Déficit de Atenção – Como diagnosticar crianças e adolescentes – http://www.tdah.org.br/diag01.php
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JOSÉ, Elisabete da Assunção José & COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 12ª edição, São Paulo: Ática.
http://www.mps.com.br/InfoServ/renascer/neurologia.htm
http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html
CONDEMARÍN,
Mabel, BLOMQUIST, Marlys. (1989). Dislexia; manual de leitura
corretiva. 3ª ed. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre:
Artes Médicas.
ELLIS,
Andrew W. (1995). Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. 2
ed. Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.
JOSÉ, Elisabete da Assunção José & COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. 12ª edição, São Paulo: Ática.
CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.). Aprender Pensando. Petrópolis, Vozes, 2002.
GARCÍA, J. N. Manual de Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre, ArtMed, 1998.
JOSÉ, Elisabete da Assunção, Coelho, Maria Teresa. Problemas de aprendizagem. São Paulo, Ática, 2002.
RISÉRIO, Taya Soledad. Definição dos
transtornos de aprendizagem. Programa de (re) habilitação cognitiva e
novas tecnologias da inteligência. 2003.
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