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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Como saber quais são as motivações da Criança?

por Síndrome de Asperger - Autismo infantil, Sábado, 11 de Agosto de 2012 às 12:19 ·

Da Becky: Esta é uma questão muito importante se tem uma criança autista. Na verdade, se tem uma criança quem quer educar e dar apoio, a motivação é a ferramenta de aprendizagem nº1 a utilizar para a ajudar. Há poucas forças mais poderosas do que uma criança ou adulto motivado. De fato, é muito fácil perceber o que motiva a criança, se souber como olhar.

1) O que é que a criança faz quando está sozinha?
Tire algum tempo para observar a criança, quando ela anda pela casa. Ela fica a olhar para a ventoinha no teto? Fala sobre o ‘ McQueen’? Balança-se no peitoril da janela? Talvez cante o ritmo de uma certa canção varias vezes sem contar? Se calhar, rasteja debaixo das almofadas do sofá? Se retirar 15 a 20 minutos do seu tempo para observar a criança vai encontrar imensa informação para trabalhar. Por exemplo, se a minha criança olha para a ventoinha ou para a máquina de lavar roupa, então ela é motivada por estimulação visual e coisas que giram. Se ela fala sobre o ‘ McQueen’ então ela gosta de personagens de filmes e possivelmente de comédias/piadas. Se ela anda pelo peitoril da janela, então ela gosta de atividade física e equilíbrio, se ela canta ritmos de músicas, então ela gosta de música e ritmo e se ela se esconde nas almofadas do sofá, fica motivada com espaços pequenos e pressão no corpo.


2) Seja um detetive!
Quanto está a trabalhar de um-para-um com a criança no Programa Son-Rise, tente fazer diferentes ou introduzir diferentes objetos e ver qual é a resposta da criança, olhe para a cara dela e para o corpo e perceba o que ela gosta ou não gosta. Se eu cantar uma música e a criança pára o que está a fazer e olha mais para mim, então cantar é uma motivação. Se eu faço de conta que caio e a criança  ri, ela gosta de patetices e de movimentos físicos grandes. Se eu faço bolas de sabão e a criança ignora-me completamente, então as bolas não são o que ela gosta mais neste momento. Se eu finjo ser o monstro das bolachas e a criança vira-se e vai fazer outra coisa, então nesse momento isso não a motiva. É tudo uma grande experiência!

3) Como é a personalidade da criança? É controladora?
Se é controladora, então deve gostar de jogos de causa-efeito em que ela controla o que você faz (e.g. ela carrega no botão no seu nariz e você finge espirrar). Se a criança tem tendência para querer saber o que vai acontecer nesse dia (e.g. pergunta quando vem o caminhão do lixo ou o que acontece a seguir numa história), varias vezes  sem contar, então jogue jogos com a estrutura que ela gosta, com uma lista passo-a-passo de como tornar-se um pirata. Se é  uma criança fisicamente afetiva, então faça cócegas, aperte e abrace-a.

Divirta-se a seguir estas linhas orientadoras e seja um escuteiro da motivação!

Fonte: retirado de: http://blog.autismtreatmentcenter.org/
https://www.facebook.com/notes/vencer-autismo/como-saber-quais-s%C3%A3o-as-motiva%C3%A7%C3%B5es-da-crian%C3%A7a/430596470325406

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