terça-feira, 4 de março de 2014

Estudo mostra que quase metade das crianças autistas foge de casa

Levantamento com mais de 1.200 famílias foi feito nos Estados Unidos. Em média, as escapadas duram 40 minutos.

Quase 50% das crianças americanas autistas fogem de casa e mais da metade esteve desaparecida tempo suficiente para preocupar os pais, aponta estudo publicado esta segunda-feira (8) nos Estados Unidos.
Este comportamento, responsável por muitos acidentes fatais, chega a proporções alarmantes, alertaram os autores deste estudo, realizado com uma amostra de mais de 1.200 famílias e publicado na revista americana "Pediatrics".
Os autistas que correm o maior risco são aqueles com deterioração intelectual importante, alguns dos quais não respondem quando chamados pelo nome, relatou o autor principal do estudo, Paul Law, do Instituto Kennedy Krieger e diretor da Rede Interativa do Autismo (IAN, na sigla em inglês), a maior rede dos Estados Unidos especializada em pesquisa online sobre o transtorno.
A pesuisas indicou que 49% dos pais de crianças autistas com 4 anos de idade ou mais sofreram pelo menos uma fuga. Para 25% destes pais, o filho fica desaparecido tempo suficiente para gerar preocupação. Em média, as fugas duram 40 minutos.
Os pesquisadores também notaram que 46% dos autistas de 4 a 7 anos fugiram, um percentual quatro vezes superior ao de seus irmãos e irmãs que não sofrem do transtorno.
Aos 8 e aos 11 anos, 27% das crianças autistas fugiram alguma vez em comparação com 1% de outras crianças da família. Em um ano, 29% dos pais reportaram que seu filho autista praticou múltiplas tentativas diárias de fugir, enquanto 35% informaram várias tentativas pelo menos uma vez por semana.
A fuga consistia em ir à casa de outra pessoa (74%), ir a uma loja (40%) e à escola (29%). Os pesquisadores afirmaram que é necessário fazer estudos adicionais para determinar se há tipos de fuga que demandem estratégias específicas de prevenção.
O autismo, a síndrome de Asperger e outros transtornos similares são diagnosticados em uma de cada 88 crianças nos Estados Unidos, segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDCs).

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/10/estudo-mostra-que-quase-metade-das-criancas-autistas-foge-de-casa.html
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário