Cada criança dentro do espectro autista é diferente, apesar das características em comum. Mas uma dificuldade que eu passei – e vejo muitas mães passando – é o desfralde.
Atendendo a pedidos, hoje quero colocar algumas dicas para o uso do banheiro.
Antes de iniciar o desfralde, precisamos identificar qual a maior dificuldade para isso. Algumas crianças não gostam porque o banheiro é gelado, ou por medo, ou por não querer entrar em banheiros diferentes (fora de casa). No meu caso, a única dificuldade era a falta da percepção de estar molhado ou de estar com vontade de usar o banheiro.
Por onde eu começo?
Primeiro cronometrando as “escapadas” de xixi e cocô. Anote todos os horários durante um dia inteiro. Se for necessário deixá-lo sem fralda neste dia para conseguir marcar melhor, paciência.
Durante alguns dias, acostume-o com o banheiro. Você pode fazer com que ele jogue a fralda suja na lixeira ou o conteúdo na privada. Coloque-o sentado no vaso de vez em quando para que se acostume com a temperatura e com o cheiro do ambiente.
Torne o banheiro um lugar mais agradável possível para ele. Se ele gosta de dinossauros, cole figurinhas, deixe um livrinho que ele goste ao alcance. Coloque um banquinho e um adaptador no assento para que ele consiga subir sozinho. Estimule a independência. Certamente ele ainda não consegue se vestir, então é também um estímulo para que ele tente erguer a calça sozinho.
Quando ele estiver seguro em usar o banheiro, retire a fralda. Compre cuequinhas/calcinhas de algum personagem que ele goste. Daqui pra frente não vale desistir.
Confira nas suas anotações de quanto em quanto tempo terá que levá-lo ao banheiro. No início eu levava de 15 em 15 minutos (haja paciência!). Não pergunte, simplesmente diga “hora do xixi” e leve-o ao banheiro. Tente usar sempre as mesmas palavras quando for levá-lo, para que ele se acostume. Se possível, utilize também uma imagem. Pode ser uma foto ou desenho, algo que o faça lembrar do banheiro.
Não torne as idas ao banheiro maçantes, um castigo. Se ele só conseguir ficar 10 segundos, deixe-o sair.
Sempre que ele fizer o xixi ou o cocô no vaso, lhe dê uma recompensa. Pode ser só um elogio, ou cócegas, algo que o deixe feliz. Não repreenda as escapadas (que certamente serão muitas), apenas coloque uma roupa limpa e mantenha o ritmo.
Se a criança estiver indo para a escola, comunique-os de suas ações e passe orientações de como proceder. A rotina do banheiro de ser igual, inclusive no que se refere às palavras e/ou imagens.
Com o passar dos dias, você pode ir diminuindo as idas ao banheiro e aumentando um pouco o tempo de permanência lá.
Depois de 6 meses, meu filho pediu pela primeira vez para fazer xixi. Hoje ele está com 3 anos e 9 meses. Pede algumas vezes, outras vai sozinho até o banheiro. Eu fico atenta e percebo quando está se segurando, apertando o pipizinho. Ainda acontecem muitas escapadas. Quase todos os dias. Mas mantenho o foco e a paciência.
Uma criança típica acostuma-se a usar o banheiro em uma ou duas semanas. Eu fiquei nesta batalha por pouco mais de ano. Então, não desanime! Se eu consegui, acredito que qualquer um também conseguirá!
tenho um irmão com autismo. Isto pode ajudar:
ResponderExcluirhttps://youtu.be/JWK1wM_GfZg
tenho um irmão com autismo. Isto pode ajudar:
ResponderExcluirhttps://youtu.be/JWK1wM_GfZg
Olá, Vcs estão seguindo o protocolo?
Excluironde comprar o clorito de sodio
Renato, vc esta seguindo esse protocolo?
ResponderExcluirgenaroglapa@gmail.com
Gênero, tenotei te responder por email mas voltou. Seu email deve estar errado.cadastre-se nesse grupo do link q poderão te ajudar: https://groups.yahoo.com/neo/groups/autismoesperanca/info
ResponderExcluirAbraços
Gênero, tenotei te responder por email mas voltou. Seu email deve estar errado.cadastre-se nesse grupo do link q poderão te ajudar: https://groups.yahoo.com/neo/groups/autismoesperanca/info
ResponderExcluirAbraços
Como vc usou o recurso da imagem? Cola na porta do banheiro ou dentro do banheiro mesmo?
ResponderExcluir