Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

Livro: Vejo e Aprendo - Fundamentos do Programa TEACCH O Ensino Estruturado para pessoas com Autismo

Muito se fala sobe a importância de um ensino de qualidade e procedimentos terapêuticos para pessoas com Autismo neste século, mas pouco se mostra como isso pode ser feito a partir de bases metodológicas sólidas. O ensino estruturado fundamentado no modelo TEACCH vem sendo um mecanismo de oferta dessas possibilidades e este livro pretende preencher a lacuna deixada por muitos anos em termos de publicação de um material que possa apoiar educadores, clínicos e pais na tarefa de proporcionar a acessibilidade curricular para estas crianças. A prática diárias das autoras em mais de 20 anos de contato direto com autistas e a fundamentação advinda de formações nos Centros TEACCH da Universidade da Carolina do Norte/USA são fortes para aliar condutas psicopedagógicas aos aspectos teóricos trazendo o "Vejo e Aprendo" para a realidade brasileira em um momento de especial atenção ao movimento em prol da educação nos Transtornos do Espectro do Autismo.

Sumário

Introdução

Capítulo I
I - Sobre as estratégias de ensino para alunos com Autismo na perspectiva do Modelo TEACCH e do Ensino Estruturado
II - Analisando o Ensino Estruturado

Capítulo II
A elaboração de atividades e critérios para a confecção de materiais na abordagem do Ensino Estruturado

Capítulo III
I - Os "níveis" de trabalho
II - Por que falar em níveis?

Capítulo IV
Por que usar estrutura em atividades pedagógicas para pessoas com Autismo

Capítulo V
Adaptando atividades do currículo comum a partir da estrutura TEACC

Concluindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário