Atividades de
integração sensorial são necessárias para o desenvolvimento da criança,
independente de ter ou não transtorno de processamento sensorial (TPS).
As crianças são atraídas pelos estímulos ambientais, então satisfaça
este desejo delas! Essas atividades são bem fáceis e divertidas, além de
promoverem o adequado desenvolvimento neurológico nas crianças. Sua
criatividade é o limite, então mãos à obra!
- Nível de Dificuldade:
- Moderadamente desafiante
Introduza atividades de
integração sensorial com uma mente aberta. Dê a seu filho escolhas, e
permita que preferências dele guiem as atividades, assim ele participa e
coopera com o que foi proposto.
- Crie uma rotina de atividades com as crianças, deixe que elas saibam o que vem a seguir. Isto ajuda a mantê-las calmas e no controle, pois não serão "surpreendidas" pelo estímulo extra sensorial.
- O trabalho com texturas é super agradável e gratificante, e as crianças gostam de explorar atividades diferentes com o estímulo tátil. Tocar e brincar com uma variedade de texturas é fácil e divertido. O uso de massas de modelar cria na criança a capacidade de manipular e fazer experiências com texturas. Deixe-as colocarem brinquedos como pauzinhos, palitos ou cotonetes na massa para testar as diferentes formas e texturas - quem tal brincar de fazer um bolo de aniversário de massinha?
- Mexa-se! Crianças que têm dificuldade para administrar seus níveis de energia desfrutam de atividades de força e movimento, que ajudam elas a se acalmarem. As melhores atividades são aquelas em que a criança está em constante movimento, usando seus músculos. Isso inclui empurrar, puxar, bambolear, balançar, pular e cavar terra ou areia. Antes de atividades que requerem energia e movimento, faça sempre uma atividade sentada no chão, como contar uma estória, ler um livro.
- Brincar na areia e surfe. Outra grande atividade tátil é brincar com água e areia. As crianças podem brincar por um período longo, criando e testando diversas texturas. Seja criativo e divirta-se com a bagunça. Use areia, água, arroz, milho, creme de barbear e qualquer outra textura que você imaginar. As crianças vão adorar, e a bagunça é fácil de limpar.
- Tente usar os brinquedos de corda ou a pilhas. Muitas crianças adoram a experiência sensorial de brinquedos que vibram, uma escova elétrica, cadeiras ou almofadas vibratórias. Estes objetos podem ser usados para acalmar ou estimular a criança com problemas sensoriais.
- Se você não tem tempo para bagunça ou para se dedicar a uma atividade em particular, permita que a criança a ajude com as tarefas domésticas. Cozinhar, assar, lavar roupas, varrer a casa e fazer limpeza são grandes atividades de integração sensorial. Você faz seu trabalho e ainda conta com uma ajuda. Olha que bela troca!
.Dicas & Advertências
- Atividades de integração sensorial não se parecem com "terapia", elas são como una brincadeira normal e as crianças adoram!
- Essas atividades não precisam ser caras e nem compradas, embora existam muitos brinquedos e atividades para uso na integração sensorial disponíveis para aquisição. Tudo o que você precisa é usar sua criatividade e os materiais que tem em casa. Prepare-se para muita diversão!
- Você conhece os gostos de seu filho, então não o force a fazer uma atividade. Dê a ele escolhas e deixe as preferências dele te guiarem.
- Se ele se distrai com facilidade, é super desastrado ou hiperativo, pare a atividade e faça outra mais relaxante para acalmá-lo.
- Se ele apresenta medo ou desconforto, pare a atividade imediatamente. Isto é o sistema nervoso da criança reagindo ao estímulo, e ela não tem controle sobre ele.
Fonte: http://www.ehow.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário