Usar o penico/vaso sanitário, cortar as unhas, lavar e cortar o
cabelo, vestir-se e despir-se, comer alimentos saudáveis de forma
independente, escovar os dentes, tomar banho ,etc ......
Primeiramente, escolha uma habilidade que dá mais independência para o seu filho para começar a trabalhar!
Agora - pergunte a si mesmo : “ Eu estou pronto para isso”? ”Eu estou
pronto para colocar mais tempo e energia para ajudar meu filho a ser
independente nesta área em particular?” Se assim for, ótimo. Cada
habilidade para a independência é uma mudança de vida para ele e para
você.
No entanto, se você se sentir muito ocupado ou estressado no momento –
sente que não tem de acrescentar esta questão como prioridade agora,
então às vezes é melhor adiar e começar quando você tiver mais tempo e
mais energia.
Próxima pergunta - O seu filho está pronto?
A maioria das coisas se torna mais fácil de conseguir para que a criança se torne mais INTERATIVA e mais FLEXÍVEL.
Às vezes, é mais efetivo se concentrar primeiro na conexão e
receptividade de seu primeiro. Se você fizer isso, então eu encorajo
você a se sentir bem em ir trabalhar em habilidades de independência
agora. A medida que a criança vai se tornando mais interativa e ágil,
torna-se mais fácil ensinar habilidades de independência.
No entanto, é bom saber que algumas crianças que poderiam ser muito
limitadas em seu nível de interação, ainda podem aprender habilidades de
independência. Por exemplo, conheço uma mãe que trabalhou na retirada
das fraldas logo após um workshop e em uma semana a sua criança autista
não-verbal e exclusiva, foi treinada a usar o vaso sanitário e saiu das
fraldas.
Portanto, não coloque uma regra quando você precisar começar a
trabalhar em uma habilidade especial para a independência. Basta pensar
nas duas perguntas acima, então confie no que parece certo para você e
seu filho agora.
Então, você decidiu se ele vai trabalhar sobre a capacidade de independência agora ou mais tarde?
Se você decidiu trabalhar com as habilidades de independência agora, que habilidade de independência quer trabalhar?
Aqui estão quatro itens essenciais para o aprendizado de habilidades de independência.
1) Persistência
Seu filho precisa de muita prática.
Se você estiver trabalhando no treinamento do penico, então incentive
seu filho a usar o banheiro uma vez ou duas vezes a cada hora. Se você
estiver trabalhando em escovar os dentes, então deixe várias escovas de
dentes em lugares diferentes (cuidado com a higiene) por toda a casa e
incentive seu filho a escovar os dentes cada vez que ele estiver no
quarto de brincar/playroom ou pela casa.
Seja qual for a habilidade que se concentrar , você tem que dar ao
seu filho muita exposição a mesma. Isto irá aumentar o seu conhecimento
sobre as habilidades e lhe dará muito mais oportunidades de sucesso. Se
você tem um programa domiciliar e uma equipe de voluntários, isso ajuda
muito, porque os voluntários podem oferecer múltiplas oportunidades para
o seu filho a escovar os dentes ou trabalhar em qualquer outra
habilidade em especial para a sua independência durante as suas sessões .
Certifique-se de que, ocasionalmente, você explicar ao seu filho os
benefícios da prática da habilidade de independência. Faça isso mesmo
que seu filho não é verbal, pois é muito possível que o seu filho ouvir e
entender.
2) Controle
Esta não será uma surpresa para você - seu filho nem sempre vai querer fazer o que você pediu!
Nem sempre ele vai querer cortar as unhas (ou trabalhar em qualquer
habilidade de independência em particular) em muitas ocasiões que você
vai oferecer. Se você forçar seu filho a fazer essas coisas contra a sua
vontade, então provavelmente ele vai querer evitar tal atividade no
futuro. Se você dá o controle ao seu filho e se afasta com graça quando
seu filho diz não, então ele não se sentirá ameaçado pela atividade e
estará mais aberto para participar da próxima vez que você oferecê-la.
Uma das vantagens de ser persistente (Chave nº 1) é que o "não" do
seu filho não significa que sempre será NÃO e seu filho vai ter outra
chance em breve.
Se for algo que você sente que deve ocorrer imediatamente ou em breve
(por exemplo, trocar uma fralda suja), então incorpore os princípios
fundamentais da PERSISTENCIA e CONTROLE durante o tempo que se sentir
confortável. E a qualquer momento, você pode dizer ao seu filho: "Mãe
tem que ver isso (a escolha dos pais - agora / em um minuto / dois
minutos) inclusive se você não estiver pronto." Se você segue adiante e
assume o controle, faça o seu melhor para estar calmo e focado, mesmo se
o seu filho estiver reagindo. Você pode voltar a ser persistente e
oferecer-lhe o controle no próximo ciclo de trabalho para a retirada das
fraldas (ou qualquer que seja a habilidade para a independência),
quando você não tem uma fralda suja ou seja algo que pode ser um momento
mais delicado para a saúde e bem-estar.
3) Diversão
Espalhe um pouco de felicidade (uma boa dose) enquanto se trabalhava
as habilidades de independência e torne isso mais divertido e envolvente
para o seu filho.
Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
- Modele a habilidade você mesmo
- Modele a habilidade ou, em alguns casos, faça de conta que você
está fazendo a habilidade sem realmente fazê-la (por exemplo, cortar as
unhas mesmo se as suas unhas estejam curtas!). Exagere a sua resposta
alegremente com satisfação por aquilo que realizou. Isso traz a
consciência para a atividade, mesmo que seu filho não participe
inicialmente. E se a criança vê que você se diverte com a atividade, ela
vai parecer muito mais atraente.
- Peça ao seu filho para ajudar com a habilidade. Por exemplo, se
você estiver trabalhando em pentear (ou escovar o cabelo), você pode
entregar a escova ou pente ao seu filho e pedir a ele para escovar ou
pentear o seu cabelo antes dele fazer o mesmo com o seu cabelo dele.
- Modelar a habilidade com o personagem favorito do seu filho.
Imaginem Buzz Lightyear tem uma bexiga pequena e preciso fazer xixi
regularmente! Em vez de dizer "Para o infinito e além!" poderia ser
"Para ao banheiro e além!" Após o Buzz ter usado o banheiro, incentive o
seu filho a fazer o mesmo.
- Deixe a habilidade de independência em uma das atividades que o seu
filho mais gosta ou que mais o incentiva Por exemplo, se o seu filho
gosta de cócegas e se está trabalhando na capacidade de se vestir, tenha
alguns disfarces/fantasias básicas ou algumas peças no quarto. Você
pode ser o grande monstro das cócegas que vai ajudar o seu filho a se
vestir (fácil de colocar sobre as roupas que você já está usando) com
uma grande camisa/camiseta (camisa das cócegas). Depois que ele o
ajudou, você pode encorajá-lo a colocar sua própria “camiseta das
cócegas” também. Você pode ajudar muito com a questão do vestir-se (ou
qualquer outra habilidade) inicialmente e depois, gradualmente, volta e
meia ajude o seu filho a ter a oportunidade de ter uma prática mais
independente.
Pense em como você pode tecer a prática de habilidades de
independência em outras atividades motivadoras. Se o seu filho gosta de
ler, pode fazer uma pausa na história para fazer um lanche saudável. Se o
livro é ilustrado, poderia oferecer este lanche saudável alegremente
com as imagens dos personagens. Então, ofereça o seu lanche saudável
para a criança.
Se você está proporcionando ao seu filho os momentos de andar de
bicicleta e um jogo físico, você pode fazer uma pausa para se refrescar,
lavar o rosto, enxugar com a toalha , etc.
Se você estiver trabalhando em cortar as unhas, use os mesmos
princípios, basta substituir a toalha ou o lanche saudável pelo corte de
unhas, etc.
Ajuda se você colocar a habilidade de independência na atividade
divertida e motivadora de uma maneira que tenha sentido - mas não pense
que tenha que melhorar.
4) Agradecer/Apreciar • VALORIZAR
Comemore qualquer movimento rumo a habilidade de independência!
Isto inclui:
- Quando ele olhar para o que você estiver fazendo quando você está
modelando ou está oferecendo a oportunidade de praticar a habilidade.
- Movimento de tentativa,mesmo que pequeno,de participação na
habilidade inclusive se o seu filho retrocede e não segue em frente.
Lembre-se que a persistência vai ajudar o seu filho a finalmente
alcançar uma meta.
- Participação parcial na atividade.
- Participação plena na atividade.
Considere que tipo de celebração é motivadora para o seu filho.
Talvez seu filho “altas celebrações” ou talvez seu filho está mais
motivado por celebrações mais fisicamente tranquilas e mais animadas.
Tente também destacar sua celebração fazendo com que os personagens
favoritos do seu filho também celebrem ou anunciem as realizações do
seu filho aos membros da família para que também possam comemorar.
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