Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Brincar para Crescer - Estágio 02

Atividade 28 - O palhaço malabarista

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: As motivações específicas de sua criança
Material :: Papel colorido, canetinhas, tesoura, fita adesiva, bola

Como Brincar
Recorte uma forma de palhaço e seis formas de bolas utilizando papel colorido. No verso de cada bola, escreva uma atividade que poderia ser motivadora para sua criança, como "girar em círculos até cair no chão" ou "fazer uma careta engraçada no espelho". Cole o palhaço com fita em uma parede do quarto de brincar e as bolas nas outras paredes. peça à criança que olhe em seus olhos para que você tire uma bola da parede e leia as instruções. Brinquem da atividade divertida juntos e cole então cada bola em volta do palhaço na parede. Continue até o palhaço ter todas as bolas! Uma vez que ele as tiver, você pode até fingir ser um palhaço e fazer um trueque com bolas, como jogar uma bola para cima e bater palmas duas vezes antes de pegá-la.


Atividade 29 - Bonecas Divertidas

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Bonecas fazendo coisas engraçadas
Material :: 5 bonecas, sacolas

Como Brincar
Monte uma pequena "loja" na prateleira, com 5 bonecas à venda. Explique para sua criança que as bonecas não custam dinheiro, mas que custam "dinheiro de olhar nos olhos". Por exemplo, uma boneca pequena pode custar um olhar de 3 segundos, sendo que uma boneca grande pode custar um olhar de 4 segundos. Pergunte a ela qual boneca gostaria de comprar. Então peça-lhe para olhar nos seus olhos pelo tempo combinado, de forma a receber a compra. Quando você tirar a boneca da prateleira, faça a boneca fazer algo engraçado, como pular no ar ou dançar de maneira engraçada. Ponha a bonoeca em uma sacola e de para sua criança. Continue até ela ter "comprado" todas as bonecas.


Atividade 30 - Vamos fazer música!

Objetivo :: Contato visual
Motivação :: Música, cantar
Material :: Instrumentos musicais, sacola

Como Brincar
Encha uma sacola com diferentes instrumentos musicais e coloque-a na prateleira. Tire o primeiro instrumento e toque-o (você também pode cantar enquanto toca). Peça então à criança para olhar para você a fim de você começar a tocar o próximo instrumento ou cantar o próximo verso.

Variação
Para um contato visual mais prolongado, peça à sua criança para olhar para você pela duração da música inteira. Se ela desviar o olhar, pare de tocar, cantar. Você pode recomeçar quando ela voltar a olhar para você.

Dica
É especialmente útil primeiro modelar esta atividade para a criança com outro membro da sua família, sua equipe, assim a criança poderá ver como funciona.


Atividade 31 - A atividade de escutar

Objetivo :: Falar em frases de 02 a 03 palavras
Motivação :: Adivinhação, sons engraçados, antecipação
Materiais :: Gravador, fita virgem

Como Brincar
Grave 05 a 10 sons diferentes do exterior e arredores da casa (por exemplo, passos, cachorros latindo, barulho de carros, água correndo, alguém espirrando, etc.). Ponha o gravador na prateleira. Toque os sons gravados, um de cada vez, e peça à sua criança para identidicá-los. Peça que ela responda em frases de 02 a 03 palavras (por exemplo, "Eu ouço carros"), antes de tocar o próximo som.


Atividade 32 - De quem é essa voz?

Objetivo :: Falar em frases de 02 a 03 palavras
Motivação :: Adivinhação, músicas favoritas,, frases emgraçadas
Materiais :: Gravador, fita virgem

Como Brincar
Grave 05 a 10 membros da família ou da equipe dizendo a mesma frase engraçada ou cantando a música favorita de sua criança. Ponha o gravador sobre a prateleira. Toque as gravações para a criança e peça-lhe para adivinhar de quem é a voz que ela ouvir. Solicite que ela responda em frases de 02 a 03 palavras (por exemplo, "Eu ouço papai"), antes de tocar a voz seguinte.


Atividade 33 - A caixa do sentir
Objetivo :: Falar em frases de 02 a 03 palavras
Motivação :: Mistério, antecipação
Materiais :: Caixa de papelão, tamanho médio e 05 a 10 objetos diferentes para sentir

Como Brincar
Pegue uma caixa de papelão média e faça um furo na parte superior (grande o suficiente para a criança colocar a mão, mas não tão grande que ela possa ver o que tem dentro). Coloque um objeto dentro para sua criança sentir (por exemplo, uma colher ou xícara). Convide a criança a colocar a mão através do furo para sentir o objeto. Peça-lhe então para identificar o que tem dentro e dizer a você o que adivinha ser, em frases de 02 a 03 palavras (por exemplo, "Eu sinto uma colher," ou "É uma colher"). Uma vez que ela adivinhar, coloque o próximo objeto dentro da caixa. Continue até ela ter identificado todos os objetos.

Variação
Se sua criança se sentir motivada por números ou letras, você pode colocar grandes letras ou números plásticos na sacola, caixa e pedir que ela adivinhe qual ela sente através do tato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário