Sinopse:
A educação especial na perspectiva inclusiva tem favorecido o acesso das crianças com Autismo à escola regular, contudo a presença dessas crianças causa um estranhamento por parte dos professores e demais profissionais da educação devido aos mitos existentes sobre o Autismo infantil, as especificidades na linguagem e na interação social e o processo de aprendizado e desenvolvimento dessas crianças.
Com uma temática relevante, o livro promove a discussão sobre as possibilidades construídas na organização do trabalho do professor no espaço da educação infantil com uma criança com Autismo e traz para o debate a necessidade de ressignificar as concepção sobre Autismo infantil, infância, educação infantil, educação inclusiva e ser professor em um contexto inclusivo. A obra pretende contribuir nas reflexões sobre o processo de inclusão e escolarização da criança com Autismo, reconhecendo essa criança como ser social, que se constitui, aprende e se desenvolve nas condições concretas de vida, a partir das relações e interações que lhes são possibilitadas e das práticas culturais em que é inserida.
A educação especial na perspectiva inclusiva tem favorecido o acesso das crianças com Autismo à escola regular, contudo a presença dessas crianças causa um estranhamento por parte dos professores e demais profissionais da educação devido aos mitos existentes sobre o Autismo infantil, as especificidades na linguagem e na interação social e o processo de aprendizado e desenvolvimento dessas crianças.
Com uma temática relevante, o livro promove a discussão sobre as possibilidades construídas na organização do trabalho do professor no espaço da educação infantil com uma criança com Autismo e traz para o debate a necessidade de ressignificar as concepção sobre Autismo infantil, infância, educação infantil, educação inclusiva e ser professor em um contexto inclusivo. A obra pretende contribuir nas reflexões sobre o processo de inclusão e escolarização da criança com Autismo, reconhecendo essa criança como ser social, que se constitui, aprende e se desenvolve nas condições concretas de vida, a partir das relações e interações que lhes são possibilitadas e das práticas culturais em que é inserida.
Sumário
Para iniciar a conversa
Do diagnóstico à escolarização: ditos e feitos sobre o Autismo infantil
Olhando o desenvolvimento infantil e o Autismo a partir da perspectiva histórico cultural
Como ocorre o desenvolvimento infantil?
Como ocorrem esses modos de interação e de mediação? Qual é o papel do outro e da linguagem no desenvolvimento infantil?
Qual é o papel do professor no desenvolvimento da criança com Autismo?
A criança com Autismo na educação infantil: (des)encontros, trabalho colaborativo e aposta no sujeito para além do Autismo
Os (des)encontros nos espaços e tempos da educação infantil
O trabalho colaborativo com as professoras
Uma aposta no sujeito para além do Autismo: ampliando o olhar para Daniel
Adultos e crianças participam da inserção de Daniel nos diferentes espaços e tempos da educação infantil
Inserindo Daniel nos diferentes espaços e tempos
Orientando Daniel nos diferentes espaços e tempos: a colaboração de outras crianças
Brincando com Daniel
A mediação pedagógica na brincadeira com Daniel
A mediação e a inserção de Daniel na brincadeira de faz de conta
Novas possibilidades de encontro com a criança com Autismo na educação infantil
Referências
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