Podemos dizer que há um problema de
linguagem em uma criança quando sua maneira de falar interfere na
comunicação (distraindo a atenção do ouvinte sobre o que ela diz para enfoca-la no como ela diz)
ou quando a própria criança se sente excessivamente tímida e/ou
apreensiva com seu modo de falar. Porém, é preciso muito cuidado ao
classificar a linguagem, pois a fala normal tolera muitas “anomalias”.
Mudez – esta
incapacidade de articular palavras, geralmente é decorrente de
transtornos do sistema nervoso central. Em boa parte dos casos, é
decorrência de problemas na audição.
Atraso na linguagem -
as principais características da criança que tem atraso na linguagem,
são: deficiência no vocabulário; deficiência na capacidade de formular
idéias e desenvolvimento retardado da estruturação de sentenças.
Problemas de articulação – as
crianças de mais de 7 anos que não consegue pronunciar corretamente
todas as consoantes e suas combinações apresenta um problema de
articulação. Podemos citar:
dislalia, que é a omissão, distorção, substituição ou acréscimo de sons na palavra falada;
disartria – problema
articulatório que se manifesta na forma de dificuldade para realizar
alguns ou muitos dos movimentos necessários à emissão verbal;
linguagem tatibite – distúrbio de articulação (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil; rinolalia – ressonância
nasal maior ou menor que a do padrão correto da fala, que pode ser
causada por problemas nas vias nasais, vegetação adenóide, lábio
leporino ou fissura palatina.
Afasia – se
caracteriza, mais especificamente, por falhas na compreensão e na
expressão verbal, relacionadas à insuficiência de vocabulário, má
retenção verbal, gramática deficiente e anormal, escolha equivocada de
palavras. A afasia pode ser observada em criança que: ouve a palavra mas
não a interioriza com significado; demora para compreender o que é
dito; apresenta gestos deficientes e inadequados; confunde a palavra ou
frase com outras similares; tem dificuldade de evocação, exteriorizada
por ausências de respostas ou tentativas incompletas para achar a
expressão ou emissões que a substituem.
Atuação do professor frente aos distúrbios da aprendizagem
Atitudes que devem ser evitadas:
- ressaltar as dificuldades do aluno;
- corrigir o aluno com freqüência perante a classe;
- relegar ou ignorar a criança que não consegue superar sua dificuldade.
Atitudes a serem adotadas:
- evitar que o aluno se sinta inferior;
- considerar o problema de maneira serena e objetiva;
- avaliar o desempenho do aluno pela qualidade de seu trabalho.
- Estimulá-lo a enfrentar o problema, procurando superar-se;
Dislexia
A criança disléxica apresenta sérias
dificuldades com a identificação dos símbolos gráficos no início da sua
alfabetização, o que acarreta fracasso em outras áreas que dependem da
leitura e da escrita. As principais dificuldades são:
- demora a aprender a falar, fazer laço,a reconhecer as horas, a pegar e chutar bola, a pular corda;
- escrever números e letras
correspondente, ordenar as letras do alfabeto,meses do ano e sílabas de
palavras compridas, distinguir esquerda e direita;
- atrapalha-se ao pronunciar palavras longas;
- dificuldade em planejar e fazer redação.
Disgrafia
Os principais erros da criança disgráfica são:
- apresentação desordenada do texto;
- margens malfeitas ou inexistentes;
- traçado de má qualidade: tamanho pequeno ou grande, pressão leve ou forte,letras irregulares ou retocadas;
- distorção da forma das letras o e a;
- movimentos contrários ao da escrita convencional;
- ligações defeituosas de letras na palavra;
- irregularidades no espaçamento das letras na palavra;
- direção da escrita oscilando para cima ou para baixo;
- dificuldade na escrita e no alinhamento dos números na página.
Autismo infantil
O autismo infantil caracteriza-se por
uma interiorização intensa. Teorias interpessoais e orgânicas foram
sugeridas para explicar o autismo, mas até agora nenhuma delas foi
plenamente aceita.
Características da criança autista:
- solidão em grau extremo e evidente na mais tenra idade;
- ausência de sorriso social;
- não desenvolve linguagem apropriada, repete frases;
- arruma seus objetos sempre da mesma forma e ,mesmo que fique sem vê-los durante um tempo, lembra-se da sua posição;
- possui excelente memória: decora facilmente poesias, canções, aprende sempre novas palavras;
- não mantém contato visual com as pessoas;
- demonstra ansiedade freqüente, aguda, excessiva e aparentemente ilógica;
- possui hiperatividade e movimentos repetitivos, com entorpecimento nos movimentos que requerem habilidades;
- é retraída, apática e desinteressada, numa total indiferença ao ambiente que a rodeia;
- demonstra incapacidade para julgar.
Bibliografia
JOSÉ, Elisabete da Assunção & COELHO, Maria Teresa.Problemas de aprendizagem. São Paulo, Ática. 1989.
DROUET, Ruth Caribe da Rocha. Distúrbios da Aprendizagem. São Paulo, Ática.1990.
ASSUMPÇÃO JR., Francisco B. & SPROVIERI, Maria Helena. Introdução ao Estudo da Deficiência Mental. São Paulo, Memnon. 2000.
TELFORD, Charles W. & SAWREY, James M.. O indivíduo excepcional. Rio de Janeiro, Zahar Editores. 1983.
GRÜNSPUN, Haim. Distúrbios Psicossomáticos da Criança: o corpo que chora. São Paulo, Atheneu.1988.
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