terça-feira, 19 de maio de 2015

Como ensinar crianças autistas a escrever


Como ensinar crianças autistas a escrever
Recursos tecnológicos são muito valiosos para estudantes autistas que estão aprendendo a escrever

Getty Images

O autismo é um distúrbio de desenvolvimento que afeta uma em cada 110 crianças nos Estados Unidos. Crianças com autismo geralmente têm dificuldade em se socializar e comunicar, e frequentemente desenvolvem fixações com comportamentos repetitivos e obsessões. Ensinar uma criança autista a escrever pode ser um desafio, mas com paciência e uma abordagem diferenciada, transmitir novas habilidades é possível. Os principais pontos a ter em conta são rotina, paciência e flexibilidade para lidar com o aprendizado de um estudante autista.


O que você precisa?

  • Computador
  • Plano de aula
  • Paciência

Instruções


  1. 1
    Defina e siga uma agenda diária. Crianças com autismo aprendem melhor com uma rotina. Quando estiver elaborando o plano, inclua intervalos durante o dia para que os estudantes façam uma pausa. Focar em assuntos diferentes e praticar comportamentos não autistas é um trabalho difícil e pode ser cansativo mental e fisicamente.
  2. 2
    Ensine o vocabulário aos alunos. Muitas crianças autistas são aprendizes visuais e acham mais fácil aprender os substantivos. Para construir um vocabulário para ler e escrever com um estudante autista use cartões com fotos. Certifique-se de que a palavra e a imagem estejam no mesmo lado da folha, o aluno não deve adivinhar a resposta, mas aprender a associar a imagem com a palavra escrita.
  3. 3
    Dê instruções curtas. Alunos autistas têm dificuldade em lembrar instruções verbais muito longas. Quaisquer tarefas com mais de três passos deve ser escrita para que eles possam consultá-las.
  4. 4
    Utilize fixações como motivação para aprender. Em vez de ver as fixações do aluno como uma barreira a ser superada, use-as dentro do plano de aula. Se um estudante gosta de barcos, por exemplo, peça que ele escreva uma história sobre barcos durante a aula.
  5. 5
    Comece as aulas de escrita no computador. Habilidades motoras podem ser um desafio para alunos autistas, e a frustração pode deixar o aprendizado mais difícil. Utilizar computadores pode ser útil ao ensinar autistas a escrever porque para eles digitar geralmente é mais fácil do que escrever à mão. Comece com mais tempo no computador, pontuando o plano de aula com momentos de escrita à mão para manter o aluno motivado.
  6. 6
    Use discussões para induzir a escrita. Verbalize a estrutura da frase com o aluno primeiro, para que seu pensamento esteja bastante claro antes de tentar escrever. Algumas crianças podem precisar que você escreva a frase para que elas copiem antes de estarem prontas para escrever sozinhas. Levará algum tempo para que elas escrevam seus próprios pensamentos; muita prática será necessária.

Dicas & Advertências

  • Evite distrações externas. Mantenha as luzes baixas e evite barulhos. Crianças autistas podem ter uma sobrecarga sensorial com muitas luzes, sons e outros distúrbios.
  • Quando estiver usando o teclado, mantenha-o perto da tela do computador. Alunos autistas podem ter dificuldade em olhar para cima e para baixo, do teclado até tela, para escrever. Manter o teclado e a tela no mesmo plano visual facilitará a tarefa para eles.